Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55599

Share on

Title: Iniciação ao futsal: as crianças jogam para aprender ou aprendem para jogar?
Authors: PINTO, Fabiano Soares
SANTANA, Wilton Carlos de
Keywords: futsal; ensino; infância; metodologia; método
Issue Date: 2005
Citation: PINTO, Fabiano Soares; SANTANA, W. C. Iniciação ao futsal: as crianças jogam para aprender ou aprendem para jogar?. http://www.efdeportes.com/ Revista Digital. Buenos Aires, año 10, número 85, junio de 2005. pp. 85-90.
Abstract: Procurou identificar, entre dois princípios metodológicos clássicos analítico-sintético e global-funcional qual o mais utilizado em aulas de futsal para crianças de sete e oito anos de idade. O cenário da investigação foram quatro escolas especializadas em Santa Maria (RS). Utilizou-se a técnica de observação não-participante. Observaram-se oito aulas e descobriu-se que o princípio analítico-sintético foi o único utilizado. Concluiu-se que a crença pedagógica dessas escolas é a de que as crianças aprenderão futsal praticando séries de exercícios, o que, de um lado, contribui para que aquelas se desenvolvam tecnicamente, mas, de outro lado, lhes compromete a inteligência tática.
Description: Documento não inclui notas de rodapé.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55599
Appears in Collections:Artigo - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANTANA. Iniciação ao futsal -.pdf
  Restricted Access
95,47 kBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.