Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55599
Share on
Title: | Iniciação ao futsal: as crianças jogam para aprender ou aprendem para jogar? |
Authors: | PINTO, Fabiano Soares SANTANA, Wilton Carlos de |
Keywords: | futsal; ensino; infância; metodologia; método |
Issue Date: | 2005 |
Citation: | PINTO, Fabiano Soares; SANTANA, W. C. Iniciação ao futsal: as crianças jogam para aprender ou aprendem para jogar?. http://www.efdeportes.com/ Revista Digital. Buenos Aires, año 10, número 85, junio de 2005. pp. 85-90. |
Abstract: | Procurou identificar, entre dois princípios metodológicos clássicos analítico-sintético e global-funcional qual o mais utilizado em aulas de futsal para crianças de sete e oito anos de idade. O cenário da investigação foram quatro escolas especializadas em Santa Maria (RS). Utilizou-se a técnica de observação não-participante. Observaram-se oito aulas e descobriu-se que o princípio analítico-sintético foi o único utilizado. Concluiu-se que a crença pedagógica dessas escolas é a de que as crianças aprenderão futsal praticando séries de exercícios, o que, de um lado, contribui para que aquelas se desenvolvam tecnicamente, mas, de outro lado, lhes compromete a inteligência tática. |
Description: | Documento não inclui notas de rodapé. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55599 |
Appears in Collections: | Artigo - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SANTANA. Iniciação ao futsal -.pdf Restricted Access | 95,47 kB | Adobe PDF | View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.