Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55616

Compartilhe esta página

Título: Telas e inclusão: a atuação do Intérprete de Libras no Ensino Remoto Emergencial para alunos surdos em tempos de pandemia de Covid-19.
Autor(es): SILVA, Dallara Jeniffer da
Palavras-chave: Ensino Remoto Emergencial; Alunos Surdos; Intérprete de Libras; Libras; Pandemia
Data do documento: 18-Mar-2024
Citação: SILVA, Dallara Jeniffer da. Telas e inclusão: a atuação do Intérprete de Libras no Ensino Remoto Emergencial para alunos surdos em tempos de pandemia de Covid-19. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: A presente pesquisa retrata sobre a atuação do Intérprete de Libras no Ensino Remoto Emergencial na educação básica, através de artigos do Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE), Congresso Internacional de Educação e Inclusão (CINTEDI) e o Congresso Nacional de Educação (CONEDU), a fim de compreender como os pesquisadores retratam o papel do intérprete frente à essa nova e complexa modalidade de ensino. Para tanto, entende-se que a educação deve estar direcionada para o exercício da cidadania, respeito e é claro, a escolarização, reconhecendo a educação como direito de todo o ser humano. Entretanto, é inegável os desafios que houveram para integrar as pessoas surdas no seu direito de ter acesso a uma educação integral, transformadora e emancipatória durante a pandemia de COVID-19. Desse modo, através dos achados da pesquisa, conclui-se que, os artigos apresentam o Intérprete de Libras como mais que uma ponte de comunicação entre surdo e ouvinte, mas também auxiliam no desenvolvimento de competências acadêmicas aos estudantes surdos e permitir-lhes participar ativamente nas interações no ensino remoto seja professor-regente e aluno surdo quanto aluno ouvinte e alunos surdo, expandir as suas habilidades sociais e emocionais e, obviamente, garantir os direitos dos alunos surdos e promover um ambiente escolar mais igualitário e inclusivo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55616
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Dallára Jeniffer da Silva.pdf472,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons