Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55616
Comparte esta pagina
Título : | Telas e inclusão: a atuação do Intérprete de Libras no Ensino Remoto Emergencial para alunos surdos em tempos de pandemia de Covid-19. |
Autor : | SILVA, Dallara Jeniffer da |
Palabras clave : | Ensino Remoto Emergencial; Alunos Surdos; Intérprete de Libras; Libras; Pandemia |
Fecha de publicación : | 18-mar-2024 |
Citación : | SILVA, Dallara Jeniffer da. Telas e inclusão: a atuação do Intérprete de Libras no Ensino Remoto Emergencial para alunos surdos em tempos de pandemia de Covid-19. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Resumen : | A presente pesquisa retrata sobre a atuação do Intérprete de Libras no Ensino Remoto Emergencial na educação básica, através de artigos do Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE), Congresso Internacional de Educação e Inclusão (CINTEDI) e o Congresso Nacional de Educação (CONEDU), a fim de compreender como os pesquisadores retratam o papel do intérprete frente à essa nova e complexa modalidade de ensino. Para tanto, entende-se que a educação deve estar direcionada para o exercício da cidadania, respeito e é claro, a escolarização, reconhecendo a educação como direito de todo o ser humano. Entretanto, é inegável os desafios que houveram para integrar as pessoas surdas no seu direito de ter acesso a uma educação integral, transformadora e emancipatória durante a pandemia de COVID-19. Desse modo, através dos achados da pesquisa, conclui-se que, os artigos apresentam o Intérprete de Libras como mais que uma ponte de comunicação entre surdo e ouvinte, mas também auxiliam no desenvolvimento de competências acadêmicas aos estudantes surdos e permitir-lhes participar ativamente nas interações no ensino remoto seja professor-regente e aluno surdo quanto aluno ouvinte e alunos surdo, expandir as suas habilidades sociais e emocionais e, obviamente, garantir os direitos dos alunos surdos e promover um ambiente escolar mais igualitário e inclusivo. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55616 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Dallára Jeniffer da Silva.pdf | 472,96 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons