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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorROHDE, Claudia-
dc.contributor.authorMENEZES, Jose Severino de-
dc.date.accessioned2024-03-27T11:23:20Z-
dc.date.available2024-03-27T11:23:20Z-
dc.date.issued2023-09-06-
dc.date.submitted2024-03-26-
dc.identifier.citationMENEZES, Jose Severino de. Contribuições de um modelo didático sobre transcrição e tradução para melhoria do ensino-aprendizagem em genética. 2023. 39 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55627-
dc.description.abstractÉ sabido que a disciplina de Genética traz consigo uma certa dificuldade de compreensão por parte dos estudantes, devido à natureza molecular dos processos de duplicação, transcrição e tradução do material genético, dentro da célula. Diante disso, este trabalho buscou elaborar um modelo didático ilustrativo das etapas envolvendo DNA, RNA e ribossomos que, ao ser visualizado pelos alunos, reproduz de maneira sequencial e ilustrativa os processos genéticos primordiais para a manutenção da vida: a estrutura do DNA, a transcrição de seus genes na forma de RNA, e o processamento da informação contida no código genético para a formação final das proteínas, essenciais ao funcionamento dos processos celulares. O modelo didático foi aplicado a estudantes de uma turma de Ensino Médio da Escola EREM Raimundo Honório no município de Bom Jardim, Pernambuco, demonstrando ser uma proposta metodológica que contribuiu para a melhoria do aprendizado dos alunos.pt_BR
dc.format.extent39pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectGenética molecularpt_BR
dc.titleContribuições de um modelo didático sobre transcrição e tradução para melhoria do ensino-aprendizagem em genéticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6223762316743262pt_BR
dc.description.abstractxIt is known that the discipline of Genetics brought with it a certain difficulty of understanding by two students, due to the molecular nature of two processes of duplication, transcription and translation of genetic material, inside the cell. Thus, this work sought to develop an illustrative didactic model of the stages involving DNA, RNA and ribosomes that, when visualized by students, reproduces in a sequential and illustrative way the primordial genetic processes for the maintenance of life: the structure of DNA, the transcription of its genes in the form of RNA, and the processing of information contained in the genetic code for the final formation of proteins, essential to the functioning of cellular processes. The didactic model was applied to students of High School of Escola EREM Raimundo Honório in the municipality of Bom Jardim, in Pernambuco, proving to be a methodological proposal that contributed to the improvement of the learning of two students..pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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