Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55627

Share on

Title: Contribuições de um modelo didático sobre transcrição e tradução para melhoria do ensino-aprendizagem em genética
Authors: MENEZES, Jose Severino de
Keywords: Material didático; Metodologia de ensino; Genética molecular
Issue Date: 6-Sep-2023
Citation: MENEZES, Jose Severino de. Contribuições de um modelo didático sobre transcrição e tradução para melhoria do ensino-aprendizagem em genética. 2023. 39 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: É sabido que a disciplina de Genética traz consigo uma certa dificuldade de compreensão por parte dos estudantes, devido à natureza molecular dos processos de duplicação, transcrição e tradução do material genético, dentro da célula. Diante disso, este trabalho buscou elaborar um modelo didático ilustrativo das etapas envolvendo DNA, RNA e ribossomos que, ao ser visualizado pelos alunos, reproduz de maneira sequencial e ilustrativa os processos genéticos primordiais para a manutenção da vida: a estrutura do DNA, a transcrição de seus genes na forma de RNA, e o processamento da informação contida no código genético para a formação final das proteínas, essenciais ao funcionamento dos processos celulares. O modelo didático foi aplicado a estudantes de uma turma de Ensino Médio da Escola EREM Raimundo Honório no município de Bom Jardim, Pernambuco, demonstrando ser uma proposta metodológica que contribuiu para a melhoria do aprendizado dos alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55627
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC JOSÉ SEVERINO DE MENEZES_organized.pdf8,47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons