Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55630

Compartilhe esta página

Título: Preservação dos registros da imprensa pernambucana : o (re)surgir das suas cinzas memoriais
Autor(es): ARAÚJO, Francisco de Assis Noberto Galdino de
Palavras-chave: Preservação de jornais históricos; Sistema memorial; Jornais pernambucanos; Modelo de preservação da memória de jornais impressos (PRESSMEN)
Data do documento: 31-Jan-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ARAÚJO, Francisco de Assis Noberto Galdino de. Preservação dos registros da imprensa pernambucana: o (re)surgir das suas cinzas memoriais. 2024. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Esta tese de doutorado apresenta considerações acerca da preservação de jornais impressos de valor histórico e os fenômenos sociais que impactam diretamente na função de preservação da memória registrada. Tem como problemática, problema norteador e hipótese a observação direta da “emergência memorial” diagnosticada nos Jornais Pernambucanos que também se assemelha à realidade de outros jornais brasileiros. Objetiva “propor um modelo referencial de organização e preservação de documentos de jornal por meio da teoria de Sistemas Memoriais”, alicerçado em reflexões teóricas, dimensões técnicas e soluções metodológicas que supram a necessidade de Preservar a Memória de Jornais Impressos de valor histórico em Instituições de Memória. Como Objetivos Específicos, “Descrever os elementos que configuram a teoria dos Sistemas Memoriais por via da Documentação”, “Sistematizar os processos de preservação de documentos de jornal” e “Configurar os elementos teóricos e metodológicos voltados à preservação de documentos de jornal de valor histórico”. Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva com perspectiva qualitativa, utilizando como procedimento metodológico, o Método Quadripolar. Introduz o tema por meio de análise prefacial, em que o objeto e o corpus de pesquisa são apresentados através de uma perspectiva sistêmica de trabalho cooperativo entre Instituições de Memória (Rede Memorial), destacando assim, os aspectos teóricos e práticos da preservação do patrimônio memorial de jornais impressos de valor histórico (polo epistemológico). Apresenta Referencial Teórico construído mediante observação e compreensão das relações existentes entre o objeto científico e conceitos, princípios, teorias e linhas de pensamentos oriundos tanto da Ciência da Informação quanto de áreas afins (polo teórico). Utiliza a Pesquisa Bibliográfica/Documental para recuperar conceitos teóricos necessários para a construção deste Referencial Teórico e a Pesquisa de Campo para coletar dados, visualizar, experimentar e participar da realidade prática da pesquisa (polo técnico). Estuda as características do “Programa de Curadoria Patrimonial do Acervo Histórico do Diário de Pernambuco” como um projeto que não se restringe somente a uma ação isolada de restauração ou de digitalização, mas sim, pelo seu ineditismo regional, complexidade e robustez. Concebe o Modelo de Preservação da Memória de Jornais Impressos (PRESSMEN) como produto científico da tese, constituído pelos níveis estratégico (etapa estrutural), técnico e operacional (etapas emergenciais), em que as características teóricas, metodológicas e práticas são destacadas, contribuindo para uma adequada e completa preservação de jornais em Instituições de Memória (polo morfológico). Conclui reforçando a necessidade da preservação da memória através dos jornais centenários, que, como “raspas da história” ressurgindo das suas “cinzas memoriais”, representa assim, uma esperança para manter viva a memória brasileira.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55630
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Francisco de Assis Noberto Galdino de Araújo.pdf5,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons