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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55645
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Título: | O discurso dos/as médicos/as acerca de suas formações : uma análise da proposta formativa do curso de medicina do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE |
Autor(es): | COSTA NETO, Pedro Brandão da |
Palavras-chave: | Médicos - Formação; Integralidade em saúde; Lógica médica; Método de ensino; Saúde Pública |
Data do documento: | 7-Jun-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | COSTA NETO, Pedro Brandão da. O discurso dos/as médicos/as acerca de suas formações: uma análise da proposta formativa do curso de medicina do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | No campo epistemológico das Ciências da Saúde circulam duas principais tendências discursivas que têm orientado as propostas formativas dos cursos de medicina no Brasil e no mundo. A primeira, articulada aos pressupostos positivistas do relatório Flexner, concebe uma formação médica centrada na doença e no hospital, sendo adepta à especialização precoce de médicos/as na graduação e a fragmentação do estudo do corpo e das áreas da medicina. Assim, inscrito sob uma lógica biomédica, sem alia a ideia de que o social, o público e o coletivo não se constituem como implicadores em processos de saúde-doença. A segunda tendência discursiva, por sua vez, baseada nos pressupostos do paradigma da integralidade, inscreve-se na ideia de indissociabilidade entre corpo, mente e sociedade no processo de promoção da saúde e propõe a formação de médicos/as generalistas para atuação nos diversos tipos de atenção. Apresenta, ainda, formações discursivas que suscitam integração curricular e métodos de ensino ativos, focados no aluno, que proponham desenvolver autonomia intelectual e capacidade de autoformação nos/as médicos/as, bem como compreensão integral dos processos de saúde-doença. Diante do exposto, no intuito de oferecer contribuições epistêmicas para as discussões que vêm sendo travadas em torno da proposta formativa do curso de medicina do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a presente pesquisa objetivou compreender os significados que os/as médicos/as egressos/as do curso de medicina do CAA/UFPE atribuem aos seus processos formativos na graduação. A perspectiva teórico-metodológica da pesquisa é a Análise de Discurso (AD), baseada na corrente francesa de Michel Pêcheux. Os resultados apontam que a forma como os/as médicos significavam suas formações foi sendo alterada no decorrer da graduação, havendo uma ressignificação acerca a ideia do que é medicina e uma aproximação ideológica dos/as egressos às perspectivas do paradigma da integralidade. Isso porque seus discursos acerca de suas atuações dão indícios de que passaram a conceber a importância do trabalho integral em saúde, a partir da consideração das dimensões biológicas, mentais, sociais, políticas e espirituais no processo de saúde-doença. No que se refere aos sentidos que os/as médicos atribuem a perspectiva curricular e metodológica adotada pelo curso, os discursos apontam que a adesão foi fundamental para a formação de profissionais proativos, com satisfatório domínio de habilidades clínicas, operacionais, de comunicação e de trabalho em equipe. Emerge dos discursos, no entanto, a demanda por práticas educativas que, de forma concomitante às já adotadas, proponham maior domínio científico das áreas básicas da medicina. A inserção dos/as egressos/as no Sistema Único de Saúde do município de Caruaru desde o primeiro ano da graduação, por sua vez, é apontada como revolucionária e fundamental para o processo de qualificação profissional dos/as médicos/as e compressão das necessidades da saúde pública brasileira. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55645 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
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