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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55687
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | WILLMERSDORF, Ramiro Brito | - |
dc.contributor.author | PAULINO, Hamurabi Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-02T14:41:12Z | - |
dc.date.available | 2024-04-02T14:41:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-22 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-28 | - |
dc.identifier.citation | PAULINO, Hamurabi Pereira. Desenvolvimento de caixa de redução para veículo do tipo Baja SAE. 2024. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica , Centro de Tecnologia e Geociência, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55687 | - |
dc.description.abstract | Uma caixa de redução é necessária no sistema de transmissão de um veículo do tipo Baja SAE, principalmente considerando as provas propostas pela SAE em suas competições. Com objetivo de aumentar o torque com a rotação adequada para que não se tenha deslizamento da roda com o chão, o projeto de uma caixa de redução leva em consideração as tensões atuantes nas engrenagens além dos torques e forças que agem sobre os eixos, para seus dimensionamentos. O projeto aqui apresentado prioriza o desempenho e bons resultados dinâmicos que serão refletidos em boa colocação nas competições oficiais, desenvolvendo uma caixa de redução a mais leve e compacta possível, considerando os custos, montagem e materiais de fabricação. Neste trabalho foram utilizados os métodos recomendados por normas internacionais como, AGMA e ASME, com o intuído de obter um projeto bem fundamentado. Foram determinados a relação de transmissão, o dimensionamento dos eixos, definição dos rolamentos, retentores e desenvolvimento de tampas para acomodar todo o sistema de forma compacta. | pt_BR |
dc.format.extent | 50p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Transmissão | pt_BR |
dc.subject | Baja SAE | pt_BR |
dc.subject | Projeto | pt_BR |
dc.subject | Trem de força | pt_BR |
dc.subject | Engrenagem | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de caixa de redução para veículo do tipo Baja SAE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8965627710203749 | pt_BR |
dc.description.abstractx | A reduction box is necessary in the transmission system of a Baja SAE type vehicle, especially considering the tests proposed by SAE in its competitions. In order to increase the torque with the appropriate rotation so that the wheel does not slip with the ground, the design of a reduction box takes into account the tensions acting on the gears in addition to the torques and forces that act on the axles, for their sizing. The project presented here prioritizes performance and good dynamic results that will be reflected in good placement in official competitions, developing a reduction box that is as light and compact as possible, considering costs, assembly and manufacturing materials. In this work, the methods recommended by international standards such as AGMA and ASME were used, with the aim of obtaining a well-founded project. The transmission ratio, shaft sizing, definition of bearings, seals and development of covers were determined to accommodate the entire system in a compact way. | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - Hamurabi Pereira Paulino.pdf | 2,54 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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