Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55704

Compartilhe esta página

Título: Desenvolvimento de um jogo educacional para o estudo da doença de chagas em turmas dos anos finais do ensino fundamental.
Autor(es): COSTA, Shirley de Sousa
Palavras-chave: tripanossomíase americana; educação em saúde; jogos didáticos
Data do documento: 20-Mar-2024
Citação: COSTA, Shirley de Sousa. Desenvolvimento de um jogo educacional para o estudo da doença de chagas em turmas dos anos finais do ensino fundamental. 2024. 35 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: A Doença de Chagas, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida principalmente pela picada do inseto vetor Triatoma infestans, é uma das principais doenças negligenciadas nas Américas. O estudo aborda inicialmente a biologia do T. cruzi e o ciclo de transmissão da doença, destacando os diferentes reservatórios e vetores envolvidos. Em seguida, são discutidos os sintomas clínicos da doença, que podem variar desde formas assintomáticas até manifestações graves, como cardiomiopatia chagásica e megacólon. Além disso, são explorados os métodos de diagnóstico disponíveis, incluindo técnicas sorológicas e moleculares, e as estratégias de tratamento atualmente utilizadas, como o benzonidazol e o nifurtimox. No entanto, são discutidos os desafios associados ao diagnóstico precoce e ao acesso ao tratamento, especialmente em áreas rurais e carentes. Em seguida, apresentado um panorama da Doença de Chagas, abordando sua etiologia, ciclo de transmissão, sintomas, diagnóstico e tratamento. Em seguida, são discutidos os desafios enfrentados na educação sobre a doença, incluindo a falta de compreensão pública, especialmente em áreas rurais e de baixo acesso à informação. O estudo explora a teoria por trás do uso de jogos didáticos como uma ferramenta educacional, destacando sua capacidade de envolver os alunos de forma interativa, promover a aprendizagem ativa e facilitar a retenção do conhecimento. São discutidas a abordagens dos jogos didáticos, incluindo jogos de aplicativos digitais, bem como estratégias para adaptá-los ao contexto específico da Doença de Chagas. Com isso, foi construído um jogo online na modalidade “Quiz”, pela plataforma “wordwall”, de fácil acesso e com perguntas do cotidiano dos alunos para testarem seus conhecimentos sobre a doença. Este trabalho contribui para uma maior compreensão do papel dos jogos didáticos no ensino sobre a Doença de Chagas e oferece insights valiosos para educadores, profissionais de saúde e formuladores de políticas interessados em promover a conscientização e prevenção dessa enfermidade negligenciada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55704
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Shirley de Sousa Costa.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons