Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55704
Compartilhe esta página
Título: | Desenvolvimento de um jogo educacional para o estudo da doença de chagas em turmas dos anos finais do ensino fundamental. |
Autor(es): | COSTA, Shirley de Sousa |
Palavras-chave: | tripanossomíase americana; educação em saúde; jogos didáticos |
Data do documento: | 20-Mar-2024 |
Citação: | COSTA, Shirley de Sousa. Desenvolvimento de um jogo educacional para o estudo da doença de chagas em turmas dos anos finais do ensino fundamental. 2024. 35 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. |
Abstract: | A Doença de Chagas, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida principalmente pela picada do inseto vetor Triatoma infestans, é uma das principais doenças negligenciadas nas Américas. O estudo aborda inicialmente a biologia do T. cruzi e o ciclo de transmissão da doença, destacando os diferentes reservatórios e vetores envolvidos. Em seguida, são discutidos os sintomas clínicos da doença, que podem variar desde formas assintomáticas até manifestações graves, como cardiomiopatia chagásica e megacólon. Além disso, são explorados os métodos de diagnóstico disponíveis, incluindo técnicas sorológicas e moleculares, e as estratégias de tratamento atualmente utilizadas, como o benzonidazol e o nifurtimox. No entanto, são discutidos os desafios associados ao diagnóstico precoce e ao acesso ao tratamento, especialmente em áreas rurais e carentes. Em seguida, apresentado um panorama da Doença de Chagas, abordando sua etiologia, ciclo de transmissão, sintomas, diagnóstico e tratamento. Em seguida, são discutidos os desafios enfrentados na educação sobre a doença, incluindo a falta de compreensão pública, especialmente em áreas rurais e de baixo acesso à informação. O estudo explora a teoria por trás do uso de jogos didáticos como uma ferramenta educacional, destacando sua capacidade de envolver os alunos de forma interativa, promover a aprendizagem ativa e facilitar a retenção do conhecimento. São discutidas a abordagens dos jogos didáticos, incluindo jogos de aplicativos digitais, bem como estratégias para adaptá-los ao contexto específico da Doença de Chagas. Com isso, foi construído um jogo online na modalidade “Quiz”, pela plataforma “wordwall”, de fácil acesso e com perguntas do cotidiano dos alunos para testarem seus conhecimentos sobre a doença. Este trabalho contribui para uma maior compreensão do papel dos jogos didáticos no ensino sobre a Doença de Chagas e oferece insights valiosos para educadores, profissionais de saúde e formuladores de políticas interessados em promover a conscientização e prevenção dessa enfermidade negligenciada. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55704 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Shirley de Sousa Costa.pdf | 2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons