Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55716

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFREITAS, Alexandre-
dc.contributor.authorSILVA, Rhaiane-
dc.date.accessioned2024-04-04T16:24:08Z-
dc.date.available2024-04-04T16:24:08Z-
dc.date.issued2023-10-29-
dc.date.submitted2023-11-29-
dc.identifier.citationSILVA, Rhaiane. Juventudes periféricas e vulnerabilidade social: Um estudo do papel politico - pedagógico da educação não formal. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55716-
dc.description.abstractO presente trabalho tematiza a relação entre juventudes periféricas e Educação não formal. O objetivo mais amplo consiste em apreender como os jovens em situação de vulnerabilidade social percebem a influência e o papel da Educação não formal. Inicialmente, contextualizamos as principais dimensões que configuram o papel político-pedagógico da Educação não formal, seguindo as análises teóricas desenvolvidas pela professora Maria da Glória Gohn, uma das principais referências nessa área. Em seguida, realizamos entrevistas semiestruturadas, na comunidade do Ibura, bairro da cidade do Recife/PE, com cinco jovens participantes de projetos educativos não formais, visando mapear suas percepções acerca da sua própria condição de vulnerabilidade social e como eles/as percebem a influência das práticas educativas não formais em suas vidas. Os resultados evidenciaram uma relação direta entre a participação desses jovens em experiências educativas movidas por diferentes organizações da sociedade civil e um conjunto de aprendizagens nos âmbitos sociopolítico e pessoal, o que nos permite defender positivamente quanto ao papel político-pedagógico da Educação não formal.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectjuventudes periféricas; vulnerabilidade social; educação não formal.pt_BR
dc.titleJuventudes periféricas e vulnerabilidade social: um estudo do papel político- pedagógico da educação não formalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5989326759915260pt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Rhaiane Maria da Silva.pdf271,97 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons