Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55717
Compartilhe esta página
Título: | Filmes infantis como recurso didatico para o ensino da biologia |
Autor(es): | FERREIRA, Tacila Cristina Xavier |
Palavras-chave: | Aprendizagem; Ensino de Biologia; Filmes Infantis |
Data do documento: | 9-Out-2023 |
Citação: | FERREIRA, Tácila Cristina Xavier. Filmes infantis como recurso didatico para o ensino da biologia. 2023. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de , Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. |
Abstract: | O presente trabalho teve como objetivo explorar a eficácia do uso de filmes infantis como uma ferramenta pedagógica no ensino de biologia. A educação tem evoluído em resposta à crescente necessidade de tornar o aprendizado mais envolvente e significativo para os alunos, fazendo com que eles aprendam de maneira mais simples e prazerosa, tendo várias ferramentas como auxílio do processo de aprendizagem. Nesse contexto, os filmes infantis surgem como uma alternativa promissora para facilitar a compreensão dos conceitos biológicos complexos e despertar o interesse das crianças pela ciência. Este estudo examinou a relevância dos filmes infantis como recurso didático, destacando sua capacidade de apresentar informações biológicas de forma acessível e cativante, trazendo neles conteúdo relacionado a zoologia, ecologia, evolução, paleontologia dentre várias outras áreas da biologia. Analisamos como a narrativa, os personagens e os elementos visuais dos filmes podem ser aproveitados para transmitir conceitos-chave da biologia, estimulando a curiosidade e a motivação dos estudantes. Para a pesquisa, foram selecionados quatro filmes infantis: Bob Esponja, Vida de Inseto e Procurando Nemo . Neles foram destacados conceitos da biologia que são repassados pelos filmes de maneira correta ou incorreta. Os resultados deste estudo indicam que os filmes infantis podem desempenhar um papel fundamental no ensino de biologia, tornando o conteúdo mais acessível e atraente para os alunos, pois podem ajudar a criar uma conexão entre a ciência e a vida cotidiana das crianças, promovendo uma compreensão mais profunda e duradoura dos conceitos biológicos. Por fim, também é enfatizada a importância de os educadores explorarem ativamente o potencial dos filmes infantis como uma ferramenta valiosa no ensino de biologia, contribuindo para uma educação mais eficaz e estimulante que prepara as novas gerações para enfrentar os desafios científicos do futuro. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55717 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC TÁCILA CRISTINA XAVIER FERREIRA 03.04.24.pdf | 15,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons