Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55724
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BOTLER, Alice Miriam Happ | - |
dc.contributor.author | SOUSA, Mitishaeli Leôncio da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-04T17:11:52Z | - |
dc.date.available | 2024-04-04T17:11:52Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-19 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-17 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Mitishaeli Leoncio da Silva. O papel da escola diante das vulnerabilidades sociais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55724 | - |
dc.description.abstract | Compreendendo a escola pública no Brasil como um locus da existência e resistência da diversidade e, portanto, como um ambiente perpassado pelas desigualdades, objetivou-se com esse trabalho analisar os trabalhos que foram publicados em três periódicos nacionais, compreendendo como as instituições educativas vem enfrentando ou dando respostas às vulnerabilidades sociais a qual estão imersos seus estudantes.Para tanto, construiu-se uma pesquisa qualitativa, tendo como procedimento metodológico a revisão de literatura e levantamento bibliográfico pelo portal acadêmico CAPES, tendo como marco temporal do ano de 2019 a 2023. A análise de dados foi realizada com base na análise de conteúdo (Bardin, 1977). Conclui-se que ainda que haja discussões que se refiram a ligação entre as desigualdades sociais e a educação, há uma ausência de produções científicas sobre a relação do papel social da escola com as vulnerabilidades econômicas apresentadas pelos estudantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 13 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Vulnerabilidade social | pt_BR |
dc.title | O papel da escola diante das vulnerabilidades sociais | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0440276160484910 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9284144427264959 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Entendiendo la escuela pública en Brasil como un locus para la existencia y resistencia de la diversidad y, por lo tanto, como un ambiente permeado por las desigualdades, el objetivo de este trabajo fue analizar los trabajos publicados en tres revistas nacionales, comprendiendo cómo las instituciones educativas han estado enfrentando o respondiendo a las vulnerabilidades sociales a las que están inmersos sus estudiantes. Para ello, se llevó a cabo una investigación cualitativa, utilizando como procedimiento metodológico la revisión de la literatura y el levantamiento bibliográfico a través del portal académico CAPES, con el marco temporal de 2019 a 2023. Los datos fueron analizados utilizando el análisis de contenido (Bardin, 1977). Se concluye que aunque existan discusiones sobre el vínculo entre las desigualdades sociales y la educación, falta producción científica sobre la relación entre el papel social de la escuela y las vulnerabilidades económicas presentadas por los estudiantes. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-3055-7734 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- MITISHAELI - O PAPEL DA ESCOLA DIANTE DAS VULNERABILIDADES SOCIAIS.pdf | 258,99 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons