Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55724

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBOTLER, Alice Miriam Happ-
dc.contributor.authorSOUSA, Mitishaeli Leôncio da Silva-
dc.date.accessioned2024-04-04T17:11:52Z-
dc.date.available2024-04-04T17:11:52Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.date.submitted2024-03-17-
dc.identifier.citationSOUSA, Mitishaeli Leoncio da Silva. O papel da escola diante das vulnerabilidades sociais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55724-
dc.description.abstractCompreendendo a escola pública no Brasil como um locus da existência e resistência da diversidade e, portanto, como um ambiente perpassado pelas desigualdades, objetivou-se com esse trabalho analisar os trabalhos que foram publicados em três periódicos nacionais, compreendendo como as instituições educativas vem enfrentando ou dando respostas às vulnerabilidades sociais a qual estão imersos seus estudantes.Para tanto, construiu-se uma pesquisa qualitativa, tendo como procedimento metodológico a revisão de literatura e levantamento bibliográfico pelo portal acadêmico CAPES, tendo como marco temporal do ano de 2019 a 2023. A análise de dados foi realizada com base na análise de conteúdo (Bardin, 1977). Conclui-se que ainda que haja discussões que se refiram a ligação entre as desigualdades sociais e a educação, há uma ausência de produções científicas sobre a relação do papel social da escola com as vulnerabilidades econômicas apresentadas pelos estudantes.pt_BR
dc.format.extent13 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectVulnerabilidade socialpt_BR
dc.titleO papel da escola diante das vulnerabilidades sociaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0440276160484910pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9284144427264959pt_BR
dc.description.abstractxEntendiendo la escuela pública en Brasil como un locus para la existencia y resistencia de la diversidad y, por lo tanto, como un ambiente permeado por las desigualdades, el objetivo de este trabajo fue analizar los trabajos publicados en tres revistas nacionales, comprendiendo cómo las instituciones educativas han estado enfrentando o respondiendo a las vulnerabilidades sociales a las que están inmersos sus estudiantes. Para ello, se llevó a cabo una investigación cualitativa, utilizando como procedimiento metodológico la revisión de la literatura y el levantamiento bibliográfico a través del portal académico CAPES, con el marco temporal de 2019 a 2023. Los datos fueron analizados utilizando el análisis de contenido (Bardin, 1977). Se concluye que aunque existan discusiones sobre el vínculo entre las desigualdades sociales y la educación, falta producción científica sobre la relación entre el papel social de la escuela y las vulnerabilidades económicas presentadas por los estudiantes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3055-7734pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC- MITISHAELI - O PAPEL DA ESCOLA DIANTE DAS VULNERABILIDADES SOCIAIS.pdf258,99 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons