Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55724
Share on
Title: | O papel da escola diante das vulnerabilidades sociais |
Authors: | SOUSA, Mitishaeli Leôncio da Silva |
Keywords: | Educação; Escola; Vulnerabilidade social |
Issue Date: | 19-Dec-2023 |
Citation: | SOUSA, Mitishaeli Leoncio da Silva. O papel da escola diante das vulnerabilidades sociais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Compreendendo a escola pública no Brasil como um locus da existência e resistência da diversidade e, portanto, como um ambiente perpassado pelas desigualdades, objetivou-se com esse trabalho analisar os trabalhos que foram publicados em três periódicos nacionais, compreendendo como as instituições educativas vem enfrentando ou dando respostas às vulnerabilidades sociais a qual estão imersos seus estudantes.Para tanto, construiu-se uma pesquisa qualitativa, tendo como procedimento metodológico a revisão de literatura e levantamento bibliográfico pelo portal acadêmico CAPES, tendo como marco temporal do ano de 2019 a 2023. A análise de dados foi realizada com base na análise de conteúdo (Bardin, 1977). Conclui-se que ainda que haja discussões que se refiram a ligação entre as desigualdades sociais e a educação, há uma ausência de produções científicas sobre a relação do papel social da escola com as vulnerabilidades econômicas apresentadas pelos estudantes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55724 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC- MITISHAELI - O PAPEL DA ESCOLA DIANTE DAS VULNERABILIDADES SOCIAIS.pdf | 258,99 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License