Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55725
Share on
Title: | Processos de aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual: estratégias pedagógicas de professores da educação básica |
Authors: | GUSMÃO, MARIANA |
Keywords: | Alfabetização; Educação Inclusiva; Deficiência Intelectual; Professores |
Issue Date: | 8-May-2023 |
Citation: | GUSMÃO, Mariana. Processos de aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual: estratégias pedagógicas de professoras da educação básica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso, Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Esta pesquisa tem como objetivo investigar as estratégias pedagógicas desenvolvidas pelos professores da Educação básica que atuam com crianças com deficiência intelectual. Desenvolvemos um estudo de campo em duas escolas públicas da Rede Municipal do Recife, no estado de Pernambuco. Utilizamos como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, realizadas com 10 professores de salas de aula regulares que possuem estudantes com deficiência intelectual cursando entre o 1º ao 5º ano do ensino fundamental I. Os resultados apontam que o debate acerca da educação inclusiva está presente nas práticas pedagógicas dos professores. A alfabetização de estudantes com deficiência intelectual é vista como um desafio, mas os professores acreditam que é possível superar as limitações e desenvolver o potencial de cada aluno. Estratégias de adaptação variam, incluindo tarefas adaptadas, atividades inclusivas e currículo adaptado. Os resultados da pesquisa podem contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas e para o desenvolvimento pleno desses alunos |
Description: | 10 |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55725 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MarianaTCC2_Artigo.PDF | 192,06 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License