Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55766
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NADIA, Tarcila Correia de Lima | - |
dc.contributor.author | CARVALHO, João Guilherme Tavares de | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-09T12:16:00Z | - |
dc.date.available | 2024-04-09T12:16:00Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-04 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, João Guilherme Tavares de. Construindo cartilhas: uma proposta de sequência didática para o ensino de morfologia vegetal. 2024. 58 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55766 | - |
dc.description.abstract | As plantas são organismos presentes no dia a dia dos seres humanos, servindo de alimento, atuando na fabricação de fármacos, na ornamentação etc. O presente trabalho tem por objetivo a apresentação de uma sequência didática que sirva como instrumento para auxiliar professores de biologia a trabalhar a morfologia das plantas, que tem como produto a construção de uma cartilha didática pelos estudantes. Com uma metodologia descritiva e qualitativa, e a partir da leitura dos textos que tratam sobre o assunto, foi possível desenvolver a sequência planejada. Como resultado obteve-se uma sequência composta de quatro aulas, com atividades relacionadas ao ensino de morfologia vegetal, que pode servir como referência para o trabalho de professores do ensino. Desta forma, o uso de uma sequência didática com atividades que se distanciam um pouco do ensino tradicional pode se mostrar efetivo para o ensino de morfologia vegetal e, por consequência, de botânica. | pt_BR |
dc.format.extent | 58p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Botânica | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático | pt_BR |
dc.title | Construindo cartilhas: uma proposta de sequência didática para o ensino de morfologia vegetal | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7670705697253556 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8146147662720451 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Plants are organisms present in the daily lives of human beings, serving as food, acting in the manufacture of drugs, ornamentation, etc. The present work aims to present a didactic sequence that serves as an instrument to assist biology teachers to work on the morphology of plants, which has as a product the construction of a didactic primer by students. With a descriptive and qualitative methodology, and from the reading of the texts that deal with the subject,, it was possible to develop the planned sequence. As a result, it was obtained a sequence composed of four classes, with activities related to the teaching of plant morphology, which can serve as a reference for the work of teachers. Thus, the use of a didactic sequence with activities that are a bit different from traditional teaching, can be effective for teaching plant morphology, and consequently Botany. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC João Guilherme Tavares de Carvalho.pdf | 4,03 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons