Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55766

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNADIA, Tarcila Correia de Lima-
dc.contributor.authorCARVALHO, João Guilherme Tavares de-
dc.date.accessioned2024-04-09T12:16:00Z-
dc.date.available2024-04-09T12:16:00Z-
dc.date.issued2024-03-18-
dc.date.submitted2024-04-04-
dc.identifier.citationCARVALHO, João Guilherme Tavares de. Construindo cartilhas: uma proposta de sequência didática para o ensino de morfologia vegetal. 2024. 58 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55766-
dc.description.abstractAs plantas são organismos presentes no dia a dia dos seres humanos, servindo de alimento, atuando na fabricação de fármacos, na ornamentação etc. O presente trabalho tem por objetivo a apresentação de uma sequência didática que sirva como instrumento para auxiliar professores de biologia a trabalhar a morfologia das plantas, que tem como produto a construção de uma cartilha didática pelos estudantes. Com uma metodologia descritiva e qualitativa, e a partir da leitura dos textos que tratam sobre o assunto, foi possível desenvolver a sequência planejada. Como resultado obteve-se uma sequência composta de quatro aulas, com atividades relacionadas ao ensino de morfologia vegetal, que pode servir como referência para o trabalho de professores do ensino. Desta forma, o uso de uma sequência didática com atividades que se distanciam um pouco do ensino tradicional pode se mostrar efetivo para o ensino de morfologia vegetal e, por consequência, de botânica.pt_BR
dc.format.extent58p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.titleConstruindo cartilhas: uma proposta de sequência didática para o ensino de morfologia vegetalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7670705697253556pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8146147662720451pt_BR
dc.description.abstractxPlants are organisms present in the daily lives of human beings, serving as food, acting in the manufacture of drugs, ornamentation, etc. The present work aims to present a didactic sequence that serves as an instrument to assist biology teachers to work on the morphology of plants, which has as a product the construction of a didactic primer by students. With a descriptive and qualitative methodology, and from the reading of the texts that deal with the subject,, it was possible to develop the planned sequence. As a result, it was obtained a sequence composed of four classes, with activities related to the teaching of plant morphology, which can serve as a reference for the work of teachers. Thus, the use of a didactic sequence with activities that are a bit different from traditional teaching, can be effective for teaching plant morphology, and consequently Botany.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC João Guilherme Tavares de Carvalho.pdf4,03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons