Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55791

Compartilhe esta página

Título: Análise comparativa de modelos de machine learning e convolutional neural networks na detecção de falhas em máquinas rotativas
Autor(es): SOUZA, Eggleston Patricio de Oliveira
Palavras-chave: Gestão de Saúde - Prognóstico; Aprendizado de máquina; Algoritmos de aprendizagem; Vibração
Data do documento: 22-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUZA, Eggleston Patricio de Oliveira. Análise comparativa de modelos de machine learning e convolutional neural networks na detecção de falhas em máquinas rotativas. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Máquinas rotativas possuem uma importância crucial na produção industrial e sua presença é indispensável em diversas indústrias. No entanto, a suscetibilidade dessas máquinas a falhas pode resultar em problemas que variam desde a redução da eficiência até riscos de segurança e interrupção total da produção. O monitoramento contínuo é vital para identificar precocemente sinais de degradação e prevenir falhas graves. Nesse contexto, a manutenção preditiva, fundamentada no monitoramento constante das condições das máquinas, destaca-se como uma abordagem eficaz para otimizar a eficiência operacional e prolongar a vida útil dos equipamentos. Este trabalho aplica diferentes modelos de aprendizado de máquina e aprendizado profundo para o diagnóstico de falhas em máquinas rotativas. Especificamente, a dissertação realiza uma análise comparativa entre modelos de Convolutional Neural Networks (CNN), Support Vector Machine (SVM), regressão logística, Multilayer Perceptron (MLP) e RandomForest (RF), considerando a base de dados de vibração para rolamentos da Case Western Reserve University (CWRU). Os modelos avaliados apresentaram as seguintes acurácias para falhas em maquinas rotativas: SVM (97%), Regressão Logística (94%), MLP (96%), Random Forest (96%) e CNN (90%). Os resultados destacam a eficácia do modelo com o SVM. A avaliação do desempenho dos modelos de detecção de falhas é útil para o planejamento da manutenção, proporcionando informações sobre a eficácia de cada modelo em reconhecer diversos tipos de falhas em máquinas rotativas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55791
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Eggleston Patricio de Oliveira Souza.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons