Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55793

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFARIAS, Daniella Rodrigues de-
dc.contributor.authorBEZERRA, Maria Marilane Monteiro de Moura-
dc.date.accessioned2024-04-09T14:49:15Z-
dc.date.available2024-04-09T14:49:15Z-
dc.date.issued2023-11-28-
dc.identifier.citationBEZERRA, Maria Marilane Monteiro de Moura. Desafios do ensino remoto emergencial: as contribuições de docentes tutores de resiliência à formação inicial de professoras e professores no contexto da pandemia por Covid-19. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55793-
dc.descriptionBEZERRA, Maria Marilane Monteiro de Moura, também é conhecida em citações bibliográficas por: MOURA, Maria Marilane Monteiro de.pt_BR
dc.description.abstractO Ensino Remoto Emergencial (ERE), decorrente da pandemia da Covid-19, exigiu a migração das aulas da modalidade presencial à remota, realçando a importância dos aspectos emocionais na educação, e sua relevância na formação docente. A partir desse entendimento, buscou-se investigar as possibilidades e limitações da tutoria de resiliência por parte de docentes formadores, na formação inicial de licenciandos em Química no CAA – UFPE, no contexto do ERE. Com o intuito de conhecer melhor essa realidade, propôs-se, como objetivo geral: compreender as contribuições de docentes, tutores de resiliência, à formação inicial de professores e professoras licenciandos/as em Química, mediante as adversidades do ERE no contexto da pandemia por Covid- 19. O aporte teórico da pesquisa sobre resiliência e tutoria de resiliência foram as concepções de Viktor Frankl; Boris Cyrulnik e Yunes, et al. Para compreender o contexto do ERE buscou-se as contribuições de Moreira, et al; Silva,et al e Barros, dentre outros/as. Sobre a formação docente, refletimos a partir de autores/as como Freire ; Nóvoa e Alvim; Pimenta e Perrenoud. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa em que foram feitas entrevistas semiestruturadas com licenciandas/os em Química no CAA-UFPE. As narrativas obtidas nessa etapa foram analisadas sob a égide da Análise do Discurso em sua abordagem francesa, tal como descrita por Orlandi, com vistas a apreender os possíveis sentidos às experiências no referido contexto. A partir dos relatos discentes, percebeu-se que parte dessas pessoas não conhecia bem o constructo resiliência, não obstante a maioria tenha se considerado resiliente e acredite na contribuição de vínculos afetivos entre docentes e discentes à constituição de processos de resiliência dos/das estudantes. Sobre o ERE alguns discursos ressaltaram os aspectos negativos, outros indicaram percepções mais positivas, fato que remete às singularidades pessoais frente a uma determinada situação. Sobre o desenvolvimento de vínculos entre docentes e discentes no contexto do ERE, de modo geral, os discursos apontaram ao estabelecimento de vínculos afetivos com alguns/mas docentes, apesar da percepção de hierarquias e/ou de relações de poder permeando essas vivências. Mediante tais vivências e significações, considera-se que, apesar das dificuldades enfrentadas por docente e discentes, houve uma sensibilização da parte das/dos docentes que se moveram para adequar suas práticas em função de apoiar o grupo discente nesse momento de crise. Por fim, pode-se entender que os/as estudantes que conseguiram estabelecer vínculos com docentes encontraram um suporte e se sentiram motivados/as, o que segundo a perspectiva de Cyrulnik, pode se configurar como reflexo de processos de tutoria de resiliência.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCOVID 19, Pandemia de, 2020-pt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectResiliênciapt_BR
dc.titleDesafios do ensino remoto emergencial : as contribuições de docentes tutores de resiliência à formação inicial de professoras e professores no contexto da pandemia por Covid-19pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7923521193639699pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1658117841838353pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe Emergency Remote Teaching (ERT) resulting from the Covid-19 pandemic required the migration of classes from face-to-face to remote mode, highlighting the importance of emotional aspects in education, and their relevance in teacher training. Based on this understanding, it was sought to investigate the possibilities and limitations of resilience tutoring by teacher trainers in the initial training of chemistry undergraduates at CAA - UFPE, in the context of ERT. In order to get to know this reality better, the general objective was to understand the contributions of teachers, resilience tutors, to the initial training of teachers majoring in Chemistry, through the adversities of Emergency Remote Teaching in the context of the Covid-19 pandemic. The theoretical contribution for the research on resilience and resilience mentoring were the conceptions of Viktor Frankl; Boris Cyrulnik and Yunes, et al. In order to understand the context of ERT, there were sought the contributions of Moreira, et al; Silva, et al and Barros, among others. On teacher training, we reflect on authors such as Freire; Nóvoa and Alvim; Pimenta and Perrenoud. The research has a qualitative approach in which semi-structured interviews were conducted with chemistry undergraduates at CAA-UFPE. The narratives obtained at this stage were analyzed under the aegis of Discourse Analysis in it’s French approach, as described by Orlandi, with a view to grasping the possible meanings of the experiences in this context. From the students reports, it was noticed that some of them were not familiar with the concept of resilience, although the majority considered themselves to be resilient and believe in the contribution of affective bonds between teachers and students to the constitution of students resilience processes. About ERT, some of the speeches emphasized the negative aspects, others indicated more positive perceptions, a fact that refers to personal singularities when faced with a given situation. Regarding the development of bonds between teachers and students in the context of the ERT, in general, the speeches pointed to the establishment of affective bonds with some teachers, despite the perception of hierarchies and/or power relations permeating these experiences. Based on these experiences and meanings, it is considered that, despite the difficulties faced by teachers and students, there was an awareness on the part of teachers who moved to adapt their practices to support the student group in this moment of crisis. Lastly, it can be understood that the students who managed to establish bonds with their teachers found support and felt motivated, which according to Cyrulnik's perspective, can be seen as a reflection of resilience mentoring processes.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Marilane Monteiro de Moura Bezerra.pdf993,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons