Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55816

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANJOS, José Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorFELIX, Heitor Paixao de Araujo-
dc.date.accessioned2024-04-10T15:26:03Z-
dc.date.available2024-04-10T15:26:03Z-
dc.date.issued2023-05-12-
dc.date.submitted2024-04-08-
dc.identifier.citationFÉLIX, Heitor Paixão de Araújo. Elaboração do jogo didático: disse ou não disse como abordagem potencializadora da reflexão acerca dos conhecimentos prévios ao conteúdo de Hidrocarbonetos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Química-Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55816-
dc.description.abstractA cada dia, ensinar química em uma sociedade repleta de informações pautadas em bases científicas ou pseudocientíficas traz novas possibilidades e desafios. Na contramão desse cenário, algumas perspectivas de aprendizagem reconhecem a relação entre a nova informação e aquelas já estruturadas na estrutura cognitiva do aprendiz. Tal concepção orienta e pauta novas abordagens didáticas e traz novas possibilidades de repensar práticas pedagógicas já consolidadas. Dentre essas, os jogos didáticos têm sido vislumbrados como uma alternativa viável para promover o desenvolvimento da aprendizagem. Proporcionando aos educadores o papel de geradores e mediadores de alternativas prazerosas e dinâmicas de interação com o conteúdo a ser assimilado, considerando o que o aprendiz já sabe, o contexto relacionado a este conteúdo ambientado na sociedade e o saber escolar. De acordo com o conteúdo programático de química prescrito para o Ensino Médio, os hidrocarbonetos apresentam grande potencial para contextualização. Refere-se a classe de estruturas químicas formadas unicamente por carbono e hidrogênio e tem seus saberes presentes no mundo moderno, como por exemplo na indústria de petróleo em que conceitos como gasolina, octanagem, GLP, etc. estão sempre em emergência. Assim, o presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de um jogo didático intitulado “disse ou não disse” com o intuito de abordar o conteúdo de hidrocarbonetos, relacionando o saber escolar, aos conhecimentos prévios dos estudantes e aos contextos explorados na mídia com alguma associação possível. A elaboração foi desenvolvida a partir da compilação dos entendimentos coletados de um questionário formulado com perguntas objetivas e subjetivas, aplicados a estudantes do 3º ano do ensino médio, sendo posteriormente esses resultados, reconhecidos e representados por meio de marcadores linguísticos representativos das ideias manifestadas e agrupados com base na frequência das respostas. O jogo didático elaborado apresenta um potencial de tornar explícito o diálogo entre as diferentes formas de saber e a uma compreensão significativa do conceito de hidrocarbonetos a partir da orientação mais assertiva da organização lógica da abordagem didática.pt_BR
dc.format.extent59p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectHidrocarbonetospt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectConhecimento préviopt_BR
dc.titleElaboração do jogo didático: disse ou não disse como abordagem potencializadora da reflexão acerca dos conhecimentos prévios ao conteúdo de Hidrocarbonetos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4904671337447452pt_BR
dc.description.abstractxEvery day, teaching chemistry in a society full of information based on scientific or pseudoscientific bases brings new possibilities and challenges. In any case, some of the so-called new teaching methodologies recognize the relationship between new information and those already structured in the learner's cognitive structure. Among these, didactic games have been envisioned as a viable alternative to promote the development of learning. Providing educators with the role of generators and mediators of pleasurable and dynamic alternatives for interaction with the content to be assimilated, considering what the learner already knows, the context related to this content set in society and school knowledge. According to the chemistry syllabus prescribed for high school, hydrocarbons have great potential for contextualization. Refers to the class of chemical structures formed solely by carbon and hydrogen. The present work aims to develop a didactic game entitled “said or not said” with the aim of approaching the content of hydrocarbons, relating school knowledge, students' prior knowledge and contexts explored in the media with some possible association. The elaboration was developed from a questionnaire with objective and subjective questions, applied to students of the 3rd year of high school, and these results were later grouped through representative linguistic markers of the ideas manifested and systematized based on the frequency of the answers. The elaborated didactic game has the potential to make explicit the dialogue between the different forms of knowledge and a more meaningful understanding of the concept of hydrocarbons from the more assertive orientation of the logical organization of the didactic approach.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC HEITOR PAIXÃO DE ARAÚJO FÉLIX.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons