Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55838

Compartilhe esta página

Título: Formação de professores: a invenção como possibilidade entre licenciandos, educantes e professores da rede municipal de ensino de Vertentes - PE.
Autor(es): LIMA, Kelvia Kione de
Palavras-chave: Formação inicial; Formação inventiva; Práticas educativas inventivas
Data do documento: 13-Mar-2024
Citação: LIMA, Kelvia Kione de. Formação de professores: A invenção como possibilidade entre licenciandos, educantes e professores da rede municipal de ensino de Vertentes-PE.2024 Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia)- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Este estudo se insere nas discussões voltadas para a formação inicial de professores na perspectiva da formação inventiva de professores. Para tanto, objetivamos 1) Problematizar como os professores entendem a inventividade em suas práticas educativas; 2) Mapear as práticas educativas inventivas dos licenciandos-professores da rede municipal de ensino; 3) Verificar como desenvolvem práticas educativas inventivas; E por fim, identificar qual a relevância da formação inicial na mobilização de práticas educativas inventivas. Concernente à metodologia nos respaldamos na pesquisa de caráter qualitativo Minayo (2002), como procedimento para coleta de dados nos pautamos na entrevista semiestruturada em Gil (2008) com professores licenciandos da Rede Municipal de Ensino de Vertentes-PE, região do Agreste de Pernambuco. Adotamos operadores conceituais na perspectiva de Deleuze (2022) para análise dos resultados com o foco de evidenciar os movimentos dos professores em torno da formação e de práticas educativas inventivas. Em princípio os resultados deste estudo sinalizam para uma perspectiva de uma formação inventiva que venha pleitear a formação-experiência. Ao final, consideramos a necessidade de proporcionar linhas outras na formação de professores, tendo em vista os sentidos e signos que constituem a prática educativa e as experiências narrativas da transformação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55838
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC KELVIA KIONE DE LIMA.pdf670,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons