Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55839

Compartilhe esta página

Título: Práticas de ensino de leitura na alfabetização: um estudo a partir do cantinho da leitura na rotina alfabetizadora de professoras.
Autor(es): NASCIMENTO, Elifalety Silva Maciel
Palavras-chave: Alfabetização e letramento; Práticas de leitura; Cantinho da leitura
Data do documento: 20-Mar-2024
Citação: NASCIMENTO, Elifalety Silva Maciel. Práticas de ensino de leitura na alfabetização: um estudo a partir do cantinho da leitura na rotina alfabetizadora de professoras. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Com foco na compreensão de como se dão as práticas de ensino de leitura na sala de aula, este artigo objetiva, de um modo geral, investigar práticas de ensino de leitura desenvolvidas por professoras alfabetizadoras dos anos iniciais do ensino fundamental em suas rotinas de alfabetização e letramento, a partir do cantinho de leitura. O estudo foi desenvolvido a partir da observação (Ludke; André, 2018), entrevista semiestruturada (Minayo, 2010), análise documental (Ludke; André, 2018) e análise de conteúdo (Bardin, 2011). A partir de Solé (1998), Kleiman (2007) e Koch e Elias (2009), discutimos sobre leitura e ensino de leitura; Souza e Cosson (2018) e Teberosky e Colomer (2003) serviram de apoio para as reflexões sobre cantinho da leitura. Os resultados indicaram que os materiais dispostos no cantinho da leitura evidenciaram a necessidade de ampliação de variedade de gêneros para as práticas de leitura, principalmente pela presença de livros de cunho moralizante que comprometem uma formação literária significativa. As práticas de ensino de leitura a partir do cantinho da leitura das professoras participantes do estudo desenvolveram-se, de modo geral, sob a prática do letramento literário, utilizando estratégias como a preparação da leitura, leitura mediada (com interrupções) e independente (reconto), visando a compreensão e a interpretação e o interesse pela leitura de forma prazerosa de seus estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55839
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 2_ Elifalety Silva Maciel Nascimento.pdf364,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons