Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55846

Compartilhe esta página

Título: Consciência ecológica e atitude ecológica: um estudo da influência desses fatores na intenção de compra da geração z de alimentos veganos.
Autor(es): MELO, Andressa Gabriela Alves de
Palavras-chave: Consciência ecológica; Atitude; Intenção de compra; Produtos veganos
Data do documento: 27-Fev-2024
Citação: MELO, Andressa Gabriela Alves de. Consciência ecológica e atitude ecológica: um estudo da influência desses fatores na intenção de compra da geração z de alimentos veganos. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: A temática sustentabilidade é algo recente para a sociedade, porém tem recebido bastante destaque ao longo dos anos. Este termo vem sendo inserido em diversos âmbitos da sociedade, o que ocasionou em mudanças significativas no que concerne a maneira como as coisas são produzidas e nos hábitos das pessoas. Com base nisso, pode-se inferir que a sustentabilidade é vista tanto como uma uma solução para sanar os problemas ambientais existentes no mundo, como uma solução para a criação de uma nova consciência nos seres humanos. Em virtude disso, nota-se na contemporaneidade a existência de um novo perfil de consumidor, denominado como consumidor sustentável, que além de levar em consideração as variáveis relacionadas ao preço e a qualidade do produto, também considera a variável ambiental, optando por produtos que não causem impactos ao meio ambiente. Ressalta-se, que uma das maneiras encontradas para não agredir o meio ambiente, foi através do veganismo, visto como uma filosofia de vida, na qual o indivíduo opta por não consumir nenhum tipo de produto ou alimento que tenha alguma composição animal. Este trabalho teve como objetivo verificar como a consciência ecológica e a atitude influenciam a geração Z na intenção de compra de alimentos veganos. Foi utilizado neste trabalho o método quantitativo com caráter descritivo, sendo uma pesquisa do tipo survey. Quanto a técnica de amostragem, foi utilizada a não probabilística. Por meio deste estudo, verificou-se que a consciência ecológica e a atitude influenciam a geração Z na intenção de compra de alimentos veganos. Foram verificadas três hipóteses: H1 – a consciência ecológica influencia positivamente a atitude; H2 – a consciência ecológica influencia positivamente a intenção de compra de alimentos veganos; H3 – a atitude influencia positivamente a intenção de compra de alimentos veganos. Todas as hipóteses foram suportadas, visto que p-valor foi significativo (p < 0,05), e os coeficientes de regressão apresentaram a valência prevista, ou seja, relação positiva.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55846
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRESSA_ GABRIELA_ALVES_DE_MELO_TCC.pdf612,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons