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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55867

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Título: Aspectos de Bildungsroman em Noturno sem música (1956), Os olhos da treva (1975) e Morcego cego (1998), de Gilvan Lemos
Autor(es): SANTOS, Anderson Felix dos
Palavras-chave: Bildungsroman; Gilvan Lemos; Romance de Formação
Data do documento: 18-Mar-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Anderson Felix dos. Aspectos de Bildungsroman em Noturno sem música (1956), Os olhos da treva (1975) e Morcego cego (1998), de Gilvan Lemos. 2024. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento dos heróis criados por Gilvan Lemos, especificamente em três romances: Noturno sem música (1956), Os olhos da treva (1975) e Morcego cego (1998), sob a perspectiva do Bildungsroman, ou Romance de Formação. O propósito é verificar em que medida esses romances podem ser interpretados à luz do conceito do Bildungsroman, considerando as semelhanças e diferenças em relação a esse gênero literário que narra a trajetória de um herói em direção à sua formação exemplar. De acordo com Maas (2000), o Bildungsroman representa um cânone mínimo e é frequentemente reinterpretado por diversas produções literárias. A metodologia empregada nesta pesquisa é de natureza qualitativa e baseia-se em revisão bibliográfica, utilizando os conceitos teóricos de Maas (2020), Mazzari (1999, 2010, 2020), Moretti (2020), entre outros. Os resultados obtidos revelam que os heróis criados por Lemos, nos romances analisados, de fato passam por um processo de formação, no entanto, não conseguem concluí-lo de maneira exemplar. Isso se deve em grande parte ao contexto histórico e social da modernidade no qual esses personagens estão inseridos, que impede uma harmonia completa entre seu desenvolvimento interno e as exigências externas. Como principal contribuição, este estudo enriquece a análise crítica da obra de Gilvan Lemos e amplia o debate em torno do gênero Bildungsroman.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55867
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