Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55884
Compartilhe esta página
Título: | Contribuições da Teoria de Galperin para a Formação de Conceitos no Ensino de Ciências de Estudantes da EJA |
Autor(es): | NASCIMENTO, José Roberto Lima do |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos; Teoria de Galperin; Ensino de Ciências |
Data do documento: | 20-Mar-2024 |
Citação: | NASCIMENTO, José Roberto Lima do. Contribuições da Teoria de Galperin para a Formação de Conceitos no Ensino de Ciências de Estudantes da EJA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O presente estudo tem por tema as contribuições da Teoria de Galperin nos processos de formação de conceitos no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo por base os estudos de Nunez (2009) e Nunez, Melo e Gonçalves (2019). Adotou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, submetendo os dados à análise aos procedimentos teórico-metodológicos próprios da teoria de Galperin, a partir de seus parâmetros de qualidade. Os resultados apontam que a teoria potencializa o aprimoramento qualitativo no processo de aprendizagem de conceitos, possibilitando um pensar científico; o estudo evidencia, ainda, a necessidade de que a abordagem, na articulação com a EJA, considere as características de perfil, aprendizagem e organização do público. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55884 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
_TCC José Roberto Lima do Nascimento.pdf | 198,72 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons