Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55884

Compartilhe esta página

Título: Contribuições da Teoria de Galperin para a Formação de Conceitos no Ensino de Ciências de Estudantes da EJA
Autor(es): NASCIMENTO, José Roberto Lima do
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Teoria de Galperin; Ensino de Ciências
Data do documento: 20-Mar-2024
Citação: NASCIMENTO, José Roberto Lima do. Contribuições da Teoria de Galperin para a Formação de Conceitos no Ensino de Ciências de Estudantes da EJA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente estudo tem por tema as contribuições da Teoria de Galperin nos processos de formação de conceitos no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo por base os estudos de Nunez (2009) e Nunez, Melo e Gonçalves (2019). Adotou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, submetendo os dados à análise aos procedimentos teórico-metodológicos próprios da teoria de Galperin, a partir de seus parâmetros de qualidade. Os resultados apontam que a teoria potencializa o aprimoramento qualitativo no processo de aprendizagem de conceitos, possibilitando um pensar científico; o estudo evidencia, ainda, a necessidade de que a abordagem, na articulação com a EJA, considere as características de perfil, aprendizagem e organização do público.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55884
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
_TCC José Roberto Lima do Nascimento.pdf198,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons