Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55884

Share on

Title: Contribuições da Teoria de Galperin para a Formação de Conceitos no Ensino de Ciências de Estudantes da EJA
Authors: NASCIMENTO, José Roberto Lima do
Keywords: Educação de Jovens e Adultos; Teoria de Galperin; Ensino de Ciências
Issue Date: 20-Mar-2024
Citation: NASCIMENTO, José Roberto Lima do. Contribuições da Teoria de Galperin para a Formação de Conceitos no Ensino de Ciências de Estudantes da EJA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente estudo tem por tema as contribuições da Teoria de Galperin nos processos de formação de conceitos no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo por base os estudos de Nunez (2009) e Nunez, Melo e Gonçalves (2019). Adotou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, submetendo os dados à análise aos procedimentos teórico-metodológicos próprios da teoria de Galperin, a partir de seus parâmetros de qualidade. Os resultados apontam que a teoria potencializa o aprimoramento qualitativo no processo de aprendizagem de conceitos, possibilitando um pensar científico; o estudo evidencia, ainda, a necessidade de que a abordagem, na articulação com a EJA, considere as características de perfil, aprendizagem e organização do público.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55884
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
_TCC José Roberto Lima do Nascimento.pdf198,72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons