Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55906

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGOMES, Edvânia Tôrres Aguiar-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Vera Lúcia Lopes de-
dc.date.accessioned2024-04-15T13:39:58Z-
dc.date.available2024-04-15T13:39:58Z-
dc.date.issued2023-11-28-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Vera Lúcia Lopes de. O sistema de abastecimento d'água em cidade de médio porte no semi-árido nordestino: Mossoró-RN. 2023. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55906-
dc.description.abstractA pesquisa realizada por amostragem representativa da comunidade acadêmica da FACEM/UERN, incluindo professores, alunos e técnicos administrativos, buscou avaliar a percepção sobre o sistema de abastecimento de água em Mossoró-RN. Além disso, entrevistas foram conduzidas com os gestores da CAERN, visando obter um panorama divergente entre o ponto de vista dos consumidores e dos responsáveis pelo serviço. Os resultados da pesquisa revelaram uma discordância significativa entre os consumidores e os gestores da CAERN. Enquanto os consumidores expressaram insatisfação com o sistema de abastecimento, apontando várias falhas nos serviços prestados, como interrupções frequentes no fornecimento de água e tarifas elevadas, os gestores afirmaram que os serviços são eficientes e atendem adequadamente à demanda urbana. Essa disparidade de opiniões destaca a importância de uma comunicação transparente e eficaz entre os prestadores de serviços e os usuários finais. Além disso, ressalta a necessidade de um maior investimento em infraestrutura e manutenção para garantir um abastecimento de água confiável e acessível para todos os cidadãos de Mossoró-RN. A partir dessas informações, medidas podem ser tomadas para abordar as preocupações dos consumidores e melhorar a qualidade do serviço de abastecimento de água na cidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAbastecimentopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectEficáciapt_BR
dc.titleO sistema de abastecimento d'água em cidade de médio porte no semi-árido nordestino : Mossoró-RNpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCARVALHO, Rodrigo Guimarães de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7699326951573354pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2073947620231592pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.description.abstractxThe research carried out by a representative sample of the FACEM/UERN academic community, including teachers, students and administrative technicians, sought to evaluate the perception of the water supply system in Mossoró-RN. Furthermore, interviews were conducted with CAERN managers, aiming to obtain a divergent panorama between the point of view of consumers and those responsible for the service. The survey results revealed a significant disagreement between consumers and CAERN managers. While consumers expressed dissatisfaction with the supply system, pointing out several flaws in the services provided, such as frequent interruptions in water supply and high tariffs, managers stated that the services are efficient and adequately meet urban demand. This disparity of opinion highlights the importance of transparent and effective communication between service providers and end users. Furthermore, it highlights the need for greater investment in infrastructure and maintenance to ensure a reliable and accessible water supply for all citizens of Mossoró-RN. Using this information, measures can be taken to address consumer concerns and improve the quality of the city's water supply service.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4013877101488981pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Desenvolvimento Urbano

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Vera Lúcia Lopes de Oliveira.pdf9,18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons