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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55920

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDUARTE, Ana Maria Tavares-
dc.contributor.authorSANTOS, Patricia Valdenice dos-
dc.date.accessioned2024-04-15T15:35:06Z-
dc.date.available2024-04-15T15:35:06Z-
dc.date.issued2024-03-19-
dc.date.submitted2024-04-08-
dc.identifier.citationSANTOS, Patrícia. Contribuições do método Montessori para a socialização da criança autista. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55920-
dc.description.abstractO objetivo geral deste artigo é investigar e analisar as contribuições do método Montessoriano no desenvolvimento social de crianças autistas, visando compreender como essa abordagem educacional pode ser eficaz; e como objetivos Específicos: analisar a Adaptação do Método Montessoriano para Crianças Autistas: Investigar como os princípios do método Montessori são adaptados para atender às necessidades específicas de crianças autistas no ambiente educacional. Ao abordar esses objetivos, o trabalho visa contribuir para o entendimento mais aprofundado sobre como o método Montessoriano pode ser uma ferramenta valiosa na educação de crianças autistas, fornecendo insights práticos para educadores, pais e profissionais da área. A metodologia empregada nesta pesquisa baseia-se na técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Inicialmente, realiza-se uma revisão de literatura qualitativa, com enfoque no estudo bibliográfico centrado em Maria Montessori como referencial teórico. A coleta de dados consistirá na identificação e análise de obras que abordem a adaptação do método Montessoriano para crianças autistas, explorando os princípios subjacentes a essa abordagem no ambiente educacional. Utilizando a técnica de análise de conteúdo, categorias serão estabelecidas para compreender como esses princípios são adaptados para atender às necessidades específicas de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa abordagem metodológica visa fornecer uma compreensão mais aprofundada das contribuições do método Montessoriano no desenvolvimento social dessas crianças, contribuindo assim para insights práticos e valiosos para educadores, pais e profissionais da área. Notou-se que apesar das dificuldades existentes, o processo de desenvolvimento social da criança com TEA por meio desse modelo de aprendizado pode promover excelentes resultados.pt_BR
dc.format.extent20p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectMétodo Montessorianopt_BR
dc.titleContribuições do método Montessori para a socialização da criança autista.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1803844180526693pt_BR
dc.description.abstractxThe general objective of this article is to investigate and analyze the contributions of the Montessori method to the social development of autistic children, aiming to understand how this educational approach can be effective and how Specific objectives: analyze the Adaptation of the Montessori Method for Autistic Children: Investigate how the principles of Montessori method are adapted to meet the specific needs of autistic children in the educational environment. By addressing these objectives, the work aims to contribute to a deeper understanding of how the Montessori method can be a valuable tool in the education of autistic children, providing practical insights for educators, parents and professionals in the field. The methodology used in this research is based on the content analysis technique proposed by Bardin. Initially, a qualitative literature review is carried out, focusing on the bibliographic study centered on Maria Montessori as a theoretical reference. Data collection will consist of identifying and analyzing works that address the adaptation of the Montessori method for autistic children, exploring the principles underlying this approach in the educational environment. Using the content analysis technique, categories will be established to understand how these principles are adapted to meet the specific needs of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). This methodological approach aims to provide a more in-depth understanding of the contributions of the Montessori method to the social development of these children, thus contributing to practical and valuable insights for educators, parents and professionals in the field. It was noted that despite existing difficulties, the process of social development of children with ASD through this learning model is indeed possible and promotes excellent results.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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