Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55920
Comparte esta pagina
Título : | Contribuições do método Montessori para a socialização da criança autista. |
Autor : | SANTOS, Patricia Valdenice dos |
Palabras clave : | Autismo; Socialização; Método Montessoriano |
Fecha de publicación : | 19-mar-2024 |
Citación : | SANTOS, Patrícia. Contribuições do método Montessori para a socialização da criança autista. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Resumen : | O objetivo geral deste artigo é investigar e analisar as contribuições do método Montessoriano no desenvolvimento social de crianças autistas, visando compreender como essa abordagem educacional pode ser eficaz; e como objetivos Específicos: analisar a Adaptação do Método Montessoriano para Crianças Autistas: Investigar como os princípios do método Montessori são adaptados para atender às necessidades específicas de crianças autistas no ambiente educacional. Ao abordar esses objetivos, o trabalho visa contribuir para o entendimento mais aprofundado sobre como o método Montessoriano pode ser uma ferramenta valiosa na educação de crianças autistas, fornecendo insights práticos para educadores, pais e profissionais da área. A metodologia empregada nesta pesquisa baseia-se na técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Inicialmente, realiza-se uma revisão de literatura qualitativa, com enfoque no estudo bibliográfico centrado em Maria Montessori como referencial teórico. A coleta de dados consistirá na identificação e análise de obras que abordem a adaptação do método Montessoriano para crianças autistas, explorando os princípios subjacentes a essa abordagem no ambiente educacional. Utilizando a técnica de análise de conteúdo, categorias serão estabelecidas para compreender como esses princípios são adaptados para atender às necessidades específicas de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa abordagem metodológica visa fornecer uma compreensão mais aprofundada das contribuições do método Montessoriano no desenvolvimento social dessas crianças, contribuindo assim para insights práticos e valiosos para educadores, pais e profissionais da área. Notou-se que apesar das dificuldades existentes, o processo de desenvolvimento social da criança com TEA por meio desse modelo de aprendizado pode promover excelentes resultados. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55920 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - PATRÍCIA VALDENICE DOS SANTOS (1).pdf | 312,36 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons