Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55925
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Aline Renata | - |
dc.contributor.author | MELO, Mirelly | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-15T18:47:17Z | - |
dc.date.available | 2024-04-15T18:47:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-19 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-08 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Mirelly. Título: O lúdico no livro didático porta aberta da educação infantil.. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55925 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa de trabalho de conclusão de curso intitulada “O lúdico no livro didático Porta Aberta da Educação Infantil” tem por questão problema “Qual o lugar do lúdico no livro didático Porta Aberta da educação infantil aprovado pelo PNLD 2022?” Diante dessa questão, construímos os seguintes objetivos: mapear as concepções e o uso do lúdico no livro didático da Educação Infantil e caracterizar o livro didático Porta Aberta aprovado pelo PNLD 2022. Compreendemos que o lúdico é de suma importância na Educação Infantil e essencial para o desenvolvimento das crianças em vários aspectos, tais como: a construção da autonomia, da coordenação motora, da criatividade, da socialização e interação com outras crianças, do afeto e, principalmente, a diversão e a aprendizagem. Para tratar sobre os estudos do lúdico, esta pesquisa fundamentou-se em Almeida (2009), Bacelar (2009), Vygotsky (1984,1998), Pimentel (2008), além de outros autores que contribuem com essa discussão. No que se refere ao livro didático apoiamo-nos em Lajolo (1996), Munakata (2012) e Freire (1983). E para a Educação Infantil, contamos com Rosamilha (1979) e com o Referencial Curricular da Educação Infantil (1998). A metodologia pautou-se na pesquisa documental, a fonte foi o referido livro didático, visto que ele é um dos principais instrumentos utilizados para o ensino e tem adquirido um discurso de ser um fator relevante para a qualidade do ensino. Para realizar a análise dos dados, recorremos à análise de conteúdo (Bardin, 2011), que se divide em três fases, sendo elas: pré-analise, exploração dos dados, as inferências e resultados. Os resultados apontam que a concepção de lúdico presente no livro Porta Aberta é atrelada a técnica e instrumentalização de forma que, o uso do lúdico no livro didático tem a função de alcançar os conteúdos disciplinares. Foi possível chegar a esses resultados a partir da categorização das atividades que traziam o lúdico no livro didático, foram identificadas três, a saber: 1. Atividades Lúdicas enquanto Ação, 2. Atividades Lúdicas Passivas e 3. Atividades Lúdicas Ativas e Passivas. | pt_BR |
dc.format.extent | 26p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.title | O lúdico no livro didático porta aberta da educação infantil. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0222046966698752 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - MIRELLY STEPHANE FELIX MELO.pdf | 887,44 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons