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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55925

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Título: O lúdico no livro didático porta aberta da educação infantil.
Autor(es): MELO, Mirelly
Palavras-chave: Lúdico; Livro Didático; Educação Infantil
Data do documento: 19-Mar-2024
Citação: MELO, Mirelly. Título: O lúdico no livro didático porta aberta da educação infantil.. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: A presente pesquisa de trabalho de conclusão de curso intitulada “O lúdico no livro didático Porta Aberta da Educação Infantil” tem por questão problema “Qual o lugar do lúdico no livro didático Porta Aberta da educação infantil aprovado pelo PNLD 2022?” Diante dessa questão, construímos os seguintes objetivos: mapear as concepções e o uso do lúdico no livro didático da Educação Infantil e caracterizar o livro didático Porta Aberta aprovado pelo PNLD 2022. Compreendemos que o lúdico é de suma importância na Educação Infantil e essencial para o desenvolvimento das crianças em vários aspectos, tais como: a construção da autonomia, da coordenação motora, da criatividade, da socialização e interação com outras crianças, do afeto e, principalmente, a diversão e a aprendizagem. Para tratar sobre os estudos do lúdico, esta pesquisa fundamentou-se em Almeida (2009), Bacelar (2009), Vygotsky (1984,1998), Pimentel (2008), além de outros autores que contribuem com essa discussão. No que se refere ao livro didático apoiamo-nos em Lajolo (1996), Munakata (2012) e Freire (1983). E para a Educação Infantil, contamos com Rosamilha (1979) e com o Referencial Curricular da Educação Infantil (1998). A metodologia pautou-se na pesquisa documental, a fonte foi o referido livro didático, visto que ele é um dos principais instrumentos utilizados para o ensino e tem adquirido um discurso de ser um fator relevante para a qualidade do ensino. Para realizar a análise dos dados, recorremos à análise de conteúdo (Bardin, 2011), que se divide em três fases, sendo elas: pré-analise, exploração dos dados, as inferências e resultados. Os resultados apontam que a concepção de lúdico presente no livro Porta Aberta é atrelada a técnica e instrumentalização de forma que, o uso do lúdico no livro didático tem a função de alcançar os conteúdos disciplinares. Foi possível chegar a esses resultados a partir da categorização das atividades que traziam o lúdico no livro didático, foram identificadas três, a saber: 1. Atividades Lúdicas enquanto Ação, 2. Atividades Lúdicas Passivas e 3. Atividades Lúdicas Ativas e Passivas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55925
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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