Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55926

Comparte esta pagina

Título : Educação emocional e educação infantil: uma análise das produções teóricas do Congresso Nacional de Educação (CONEDU)
Autor : SILVA, Laisa Caroline Nunes da
Palabras clave : Educação Emocional; Educação Infantil; CONEDU
Fecha de publicación : 21-mar-2024
Citación : SILVA, Laísa Caroline Nunes da. Educação emocional e educação infantil: uma análise das produções teóricas do Congresso Nacional de Educação (CONEDU). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Resumen : Os sentimentos e emoções fazem parte do ser humano, influenciam nas relações com os outros e no processo de ensino aprendizagem, sendo assim, tivemos como objeto dessa pesquisa a educação emocional na educação infantil, pois ela se faz necessária para a vida em sociedade. Levando isso em consideração, este estudo teve como objetivo geral analisar como a temática da educação emocional, no âmbito da educação infantil, tem sido abordada no Congresso Nacional de Educação- CONEDU, e específicos: 1) Identificar no CONEDU as bases teóricas utilizadas nas produções sobre educação emocional; 2) Indicar as discussões em torno da educação emocional no âmbito da educação infantil nos trabalhos do CONEDU; 3) Discutir quais as contribuições da educação emocional para os estudantes da educação infantil nos trabalhos do CONEDU. Assim, metodologicamente utilizou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e do tipo bibliográfica. Para atingir nossos objetivos foi realizado um mapeamento das produções das últimas 4 edições do CONEDU e foram selecionados 17 trabalhos que discutiam sobre a educação emocional e a educação infantil. Através de uma análise de conteúdo, conclui-se que as produções abordam a educação emocional ora como processo contínuo de formação, ora como força propulsora, além de que na realidade da educação infantil contribui para desenvolver habilidades que são levadas ao longo da vida, desenvolvem o autoconhecimento e facilitam a relação com o outro. Ademais, percebe-se que existe uma lacuna quanto as pesquisas que tratam sobre a intersecção da educação emocional e educação infantil, destacando a necessidade de desenvolver mais pesquisas na área.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55926
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC-Laísa_Caroline_Nunes_da_Silva_(pdf).pdf244,69 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons