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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Edvane Borges da-
dc.contributor.authorSILVA, Juliana Georgia da-
dc.date.accessioned2024-04-16T13:36:10Z-
dc.date.available2024-04-16T13:36:10Z-
dc.date.issued2024-03-14-
dc.date.submitted2024-04-16-
dc.identifier.citationSILVA, Juliana Georgia da. Proposta de uma sequência didática investigativa sobre bactérias e fungos através da contaminação e decomposição alimentar. 2024. 67 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55949-
dc.description.abstractA microbiologia, o estudo dos organismos microscópicos, revela um universo intrigante que é fundamental para a vida na Terra. Essa disciplina impacta diretamente nossa saúde, o meio ambiente, a agricultura, a indústria e diversos outros campos, tornando seu ensino crucial para a formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios do futuro. Ensinar microbiologia, no entanto, representa um grande desafio, pois a natureza abstrata da disciplina, a passividade do modelo tradicional de ensino e a carência de atividades interativas e contextualizadas podem dificultar a aprendizagem significativa e a exploração crítica do conhecimento. Sendo assim, o ensino de microbiologia, quando realizado de forma inovadora e contextualizada, pode despertar a curiosidade e o interesse dos alunos, preparando-os para os desafios do futuro. Nesse contexto, este trabalho propõe a construção de uma sequência didática investigativa sobre bactérias e fungos, com foco na contaminação e decomposição alimentar com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa e contextualizada para alunos do ensino médio. A sequência didática, estruturada em quatro etapas, visa desenvolver habilidades essenciais para a formação científica dos alunos. O ensino de microbiologia, quando realizado de forma inovadora e contextualizada, pode despertar a curiosidade e o interesse dos alunos, preparando-os para os desafios do futuro. A sequência didática investigativa proposta neste trabalho contribui para esse objetivo, promovendo uma aprendizagem significativa e engajadora sobre o fascinante mundo das bactérias e fungos. Além disso, o trabalho também investiga como o ensino de microbiologia está contemplado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo de Pernambuco, mapeando as competências e habilidades esperadas para esse nível educacional. A análise desses documentos é fundamental para desenvolver estratégias de ensino adequadas que alcancem os objetivos de aprendizagem e construir instrumentos avaliativos coerentes com as competências e habilidades trabalhadas.pt_BR
dc.format.extent67p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de microbiologiapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectBactériaspt_BR
dc.subjectFungospt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.titleProposta de uma sequência didática investigativa sobre bactérias e fungos através da contaminação e decomposição alimentarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFARIAS, Gilmar Beserra de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8529429202490215pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4702353775207006pt_BR
dc.description.abstractxMicrobiology, the study of microscopic organisms, unveils an intriguing universe that is fundamental for life on Earth. This science directly impacts our health, the environment, agriculture, industry, and several other fields, making its teaching crucial for the development of conscious citizens prepared for the challenges of the future. However, teaching microbiology poses a significant challenge. The abstract nature of the discipline, the passivity of the traditional teaching model, and the lack of interactive and contextualized activities can hinder meaningful learning and critical exploration of knowledge. In this context, this work proposes the construction of an investigative teaching sequence on bacteria and fungi, focusing on food contamination and decomposition. The aim is to promote meaningful and contextualized learning for high school students. The teaching sequence, structured in four stages, aims to develop essential skills for students' scientific education. When taught in an innovative and contextualized way, microbiology can arouse students' curiosity and interest, preparing them for the challenges of the future. The investigative teaching sequence proposed in this work contributes to this goal, promoting meaningful and engaging learning about the fascinating world of bacteria and fungi. The work also investigates how microbiology teaching is contemplated in the National Common Curricular Base (BNCC) and the Pernambuco Curriculum, mapping the competencies and skills expected for this educational level. The analysis of these documents is fundamental to develop appropriate teaching strategies that achieve the learning objectives and build assessment instruments consistent with the competencies and skills worked on.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicas::Biologia Geralpt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0935523502682736pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0004-9853-9801pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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