Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55949
Comparte esta pagina
Título : | Proposta de uma sequência didática investigativa sobre bactérias e fungos através da contaminação e decomposição alimentar |
Autor : | SILVA, Juliana Georgia da |
Palabras clave : | Ensino de microbiologia; Sequência didática; Bactérias; Fungos; Ensino por investigação |
Fecha de publicación : | 14-mar-2024 |
Citación : | SILVA, Juliana Georgia da. Proposta de uma sequência didática investigativa sobre bactérias e fungos através da contaminação e decomposição alimentar. 2024. 67 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. |
Resumen : | A microbiologia, o estudo dos organismos microscópicos, revela um universo intrigante que é fundamental para a vida na Terra. Essa disciplina impacta diretamente nossa saúde, o meio ambiente, a agricultura, a indústria e diversos outros campos, tornando seu ensino crucial para a formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios do futuro. Ensinar microbiologia, no entanto, representa um grande desafio, pois a natureza abstrata da disciplina, a passividade do modelo tradicional de ensino e a carência de atividades interativas e contextualizadas podem dificultar a aprendizagem significativa e a exploração crítica do conhecimento. Sendo assim, o ensino de microbiologia, quando realizado de forma inovadora e contextualizada, pode despertar a curiosidade e o interesse dos alunos, preparando-os para os desafios do futuro. Nesse contexto, este trabalho propõe a construção de uma sequência didática investigativa sobre bactérias e fungos, com foco na contaminação e decomposição alimentar com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa e contextualizada para alunos do ensino médio. A sequência didática, estruturada em quatro etapas, visa desenvolver habilidades essenciais para a formação científica dos alunos. O ensino de microbiologia, quando realizado de forma inovadora e contextualizada, pode despertar a curiosidade e o interesse dos alunos, preparando-os para os desafios do futuro. A sequência didática investigativa proposta neste trabalho contribui para esse objetivo, promovendo uma aprendizagem significativa e engajadora sobre o fascinante mundo das bactérias e fungos. Além disso, o trabalho também investiga como o ensino de microbiologia está contemplado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo de Pernambuco, mapeando as competências e habilidades esperadas para esse nível educacional. A análise desses documentos é fundamental para desenvolver estratégias de ensino adequadas que alcancem os objetivos de aprendizagem e construir instrumentos avaliativos coerentes com as competências e habilidades trabalhadas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55949 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Juliana Georgia da Silva (1).pdf | 867,86 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons