Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55954

Comparte esta pagina

Título : Probióticos no tratamento da gastrite crônica causada pela bactéria helicobacter pylori: Uma revisão Integrativa
Autor : ALVES, Camila de Melo
Palabras clave : gastrite; gastrite crônica; helicobacter pilory; probióticos
Fecha de publicación : 2-abr-2024
Citación : ALVES, Camila de Melo. Probióticos no tratamento da gastrite crônica causada pela bactéria helicobacter pylori: Uma revisão Integrativa. 2024. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Nutrição, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Resumen : A gastrite é uma patologia que impacta a mucosa gástrica, manifestando-se como um estado inflamatório ligado a lesões na barreira da mucosa, cuja função é manter a integridade da parede estomacal. Com isso, a gastrite crônica vai ser caracterizada por essa inflamação que pode durar anos ou décadas. Os probióticos têm demonstrado eficácia tanto na eliminação quanto na diminuição dos efeitos indesejados provocados pelo tratamento convencional desta bactéria. O objetivo deste estudo foi descrever o uso de probióticos no tratamento da gastrite crônica causada pela bactéria Helicobacter pylori, de forma isolada ou combinada à antibioticoterapia. A base de dados utilizada foi a Pubmed e Periódicos CAPES. Os critérios de inclusão foram: artigos presentes nas bases de dados escolhidas, sendo a busca realizada nos idiomas inglês e português, considerando os estudos publicados nos últimos 5 anos e que atenderam ao objetivo da pesquisa. Foram encontrados 1.946 artigos, sendo selecionados 4 artigos, de forma que estes estudos foram realizados em países de diferentes continentes, onde três destes na Ásia e um na Europa. Dois dos estudos utilizaram como probiótico o gênero Lactobacillus reuteri, um estudou o gênero Saccharomyces boulardii e o último introduziu uma combinação probiótica de Bacillus subtilis com Streptococcus faecium ou Lactobacillus casei liofilizada. Ademais, todos os estudos utilizaram o teste respiratório negativo com 13C-ureia, para definir a erradicação da bactéria helicobacter pylori, analisaram os valores da redução do H. pylori e a redução dos sintomas gastrointestinais. Conclui-se assim, que o uso dos probióticos no tratamento da infecção por Helicobacter pylori demonstram eficácia na redução da colonização bacteriana. Além disso, há evidências consistentes de que os probióticos podem reduzir os efeitos adversos provenientes do tratamento para H. pylori.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55954
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Nutrição

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Camila de Melo Alves.pdf255,08 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons