Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55980
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Ana Beatriz Gomes Pimenta de | - |
dc.contributor.author | COSTA, Raíza Félix de Moura | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-17T18:07:43Z | - |
dc.date.available | 2024-04-17T18:07:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-27 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Raíza Félix de Moura. USO DO KIT DE JOGOS DA METODOLOGIA MINDLAB: a perspectiva dos professores da rede pública de Recife. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55980 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo analisar ouso da metodologia MindLab pela perspectiva de professores da Educação Básica da rede púlbica de ensino do Recife – abrangendo a Educação Infantil e Ensino Fundamental- Anos Iniciais e Finais. Os objetivos específicos foram investigar o uso dos jogos do Mind Lab nas aulas de Matemática, analisar como as interações entre alunos e professores ocorrem com o uso dos jogos na perspectiva dos professores; identificar, na avaliação dos professores, quais conhecimentos os jogos exigem e desenvolvem. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos foram a aplicação de questionário online via plataforma Google Forms e entrevistas presenciais a professores que atendessem aos critérios delineados no trabalho. Os resultados mostraram que a perspectiva dos professores varia entre positiva e negativa acerca da metodologia, a depender da modalidade de ensino, faixa etária dos alunos e interesses pessoais, que se projetam no maior ou menor interesse nos jogos e consequentemente repercutem em resultados positivos ou negativos nas aulas. | pt_BR |
dc.format.extent | 38 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | MindLab | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.title | Uso do KIT de Jogos da Metodologia MINDLAB: a perspectiva dos professores da rede pública de Recife | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/4624852676929640 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7155629480601286 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aimed to analyze the use of the MindLab methodology from the perspective of Primary, Secondary and Junior High School teachers in public education sector in Recife - covering Early Childhood Education and Elementary Education - Early and Final Years. The specific objectives were to investigate the use of Mind Lab games in Mathematics classes, analyze how interactions between students and teachers occur with the use of games, from the teachers' perspective; identify, in the evaluation of teachers, what knowledge the games require and develop. The methodology used to achieve these goals was the application of an online questionnaire from Google Forms platform and face-to-face interviews with teachers who met the criteria outlined in the work. The results showed that the teachers' perspective varies between positive and negative regarding the methodology, depending on the teaching modality, student age group and personal interests, which are projected in greater or lesser interest in the games and consequently result in positive or negative results in classes. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Raíza Félix de Moura Costa.pdf | 1,97 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons