Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55980

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Ana Beatriz Gomes Pimenta de-
dc.contributor.authorCOSTA, Raíza Félix de Moura-
dc.date.accessioned2024-04-17T18:07:43Z-
dc.date.available2024-04-17T18:07:43Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.date.submitted2024-03-27-
dc.identifier.citationCOSTA, Raíza Félix de Moura. USO DO KIT DE JOGOS DA METODOLOGIA MINDLAB: a perspectiva dos professores da rede pública de Recife. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55980-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo analisar ouso da metodologia MindLab pela perspectiva de professores da Educação Básica da rede púlbica de ensino do Recife – abrangendo a Educação Infantil e Ensino Fundamental- Anos Iniciais e Finais. Os objetivos específicos foram investigar o uso dos jogos do Mind Lab nas aulas de Matemática, analisar como as interações entre alunos e professores ocorrem com o uso dos jogos na perspectiva dos professores; identificar, na avaliação dos professores, quais conhecimentos os jogos exigem e desenvolvem. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos foram a aplicação de questionário online via plataforma Google Forms e entrevistas presenciais a professores que atendessem aos critérios delineados no trabalho. Os resultados mostraram que a perspectiva dos professores varia entre positiva e negativa acerca da metodologia, a depender da modalidade de ensino, faixa etária dos alunos e interesses pessoais, que se projetam no maior ou menor interesse nos jogos e consequentemente repercutem em resultados positivos ou negativos nas aulas.pt_BR
dc.format.extent38 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMindLabpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.titleUso do KIT de Jogos da Metodologia MINDLAB: a perspectiva dos professores da rede pública de Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/4624852676929640pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7155629480601286pt_BR
dc.description.abstractxThis work aimed to analyze the use of the MindLab methodology from the perspective of Primary, Secondary and Junior High School teachers in public education sector in Recife - covering Early Childhood Education and Elementary Education - Early and Final Years. The specific objectives were to investigate the use of Mind Lab games in Mathematics classes, analyze how interactions between students and teachers occur with the use of games, from the teachers' perspective; identify, in the evaluation of teachers, what knowledge the games require and develop. The methodology used to achieve these goals was the application of an online questionnaire from Google Forms platform and face-to-face interviews with teachers who met the criteria outlined in the work. The results showed that the teachers' perspective varies between positive and negative regarding the methodology, depending on the teaching modality, student age group and personal interests, which are projected in greater or lesser interest in the games and consequently result in positive or negative results in classes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo pt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Raíza Félix de Moura Costa.pdf1,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons