Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55981

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMESQUITA, Rui Gomes de Mattos-
dc.contributor.authorSANTOS, Douglas Joel dos-
dc.date.accessioned2024-04-17T18:20:17Z-
dc.date.available2024-04-17T18:20:17Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.date.submitted2024-04-08-
dc.identifier.citationSANTOS, Douglas J. dos. A noção de relação em Édouard Glissant para se pensar uma educação descolonizadora no Brasil. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55981-
dc.description.abstractEste artigo buscou identificar como a Poética da Relação (1990) - obra que expõe o pensamento filosófico do autor Édouard Glissant - pode contribuir para pensarmos uma educação descolonizadora do cânone ocidental etnocêntrico que fundamenta hoje as práticas pedagógicas orientadoras da escolarização no Brasil. Para os objetivos específicos busquei compreender o local da Relação no pensamento de seu autor, especificando o que vem a ser “descolonizar a educação” e articulando o que nos diz a Relação com a descolonização da educação propriamente dita. O procedimento metodológico da pesquisa qualitativa apoiou-se em autores e autoras complementares à abertura da Relação, trazendo temas relevantes como a escola na modernidade, racismo, hegemonia cultural e descolonização no contexto brasileiro com a finalidade de abordar criticamente as dimensões do ser-saber-poder na educação. A discussão da pesquisa aponta para um necessário desvio do tradicionalismo escolar que legitima a intransigência cultural em nosso país através dos séculos, endossando mecanismos de exclusão e segregação através da ideologia burguesa dominante.pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPoética da Relaçãopt_BR
dc.subjectDescolonização da educaçãopt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.titleA noção de relação em Édouard Glissant para se pensar uma educação descolonizadora no Brasilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=436DAD2A71D0C65B48175C496EF78A69#pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8534869572804069pt_BR
dc.subject.cnpqSociologia da educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DFSFE) - Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A noção de Relação em É. Glissant para se pensar uma educação descolonizadora no Brasil. (1) (1) (1).pdf437,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons