Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55981
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MESQUITA, Rui Gomes de Mattos | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Douglas Joel dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-17T18:20:17Z | - |
dc.date.available | 2024-04-17T18:20:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-26 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-08 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Douglas J. dos. A noção de relação em Édouard Glissant para se pensar uma educação descolonizadora no Brasil. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55981 | - |
dc.description.abstract | Este artigo buscou identificar como a Poética da Relação (1990) - obra que expõe o pensamento filosófico do autor Édouard Glissant - pode contribuir para pensarmos uma educação descolonizadora do cânone ocidental etnocêntrico que fundamenta hoje as práticas pedagógicas orientadoras da escolarização no Brasil. Para os objetivos específicos busquei compreender o local da Relação no pensamento de seu autor, especificando o que vem a ser “descolonizar a educação” e articulando o que nos diz a Relação com a descolonização da educação propriamente dita. O procedimento metodológico da pesquisa qualitativa apoiou-se em autores e autoras complementares à abertura da Relação, trazendo temas relevantes como a escola na modernidade, racismo, hegemonia cultural e descolonização no contexto brasileiro com a finalidade de abordar criticamente as dimensões do ser-saber-poder na educação. A discussão da pesquisa aponta para um necessário desvio do tradicionalismo escolar que legitima a intransigência cultural em nosso país através dos séculos, endossando mecanismos de exclusão e segregação através da ideologia burguesa dominante. | pt_BR |
dc.format.extent | 29 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Poética da Relação | pt_BR |
dc.subject | Descolonização da educação | pt_BR |
dc.subject | Escolarização | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.title | A noção de relação em Édouard Glissant para se pensar uma educação descolonizadora no Brasil | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=436DAD2A71D0C65B48175C496EF78A69# | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8534869572804069 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociologia da educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DFSFE) - Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A noção de Relação em É. Glissant para se pensar uma educação descolonizadora no Brasil. (1) (1) (1).pdf | 437,24 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons