Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55981
Share on
Title: | A noção de relação em Édouard Glissant para se pensar uma educação descolonizadora no Brasil |
Authors: | SANTOS, Douglas Joel dos |
Keywords: | Poética da Relação; Descolonização da educação; Escolarização; Racismo |
Issue Date: | 26-Mar-2024 |
Citation: | SANTOS, Douglas J. dos. A noção de relação em Édouard Glissant para se pensar uma educação descolonizadora no Brasil. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este artigo buscou identificar como a Poética da Relação (1990) - obra que expõe o pensamento filosófico do autor Édouard Glissant - pode contribuir para pensarmos uma educação descolonizadora do cânone ocidental etnocêntrico que fundamenta hoje as práticas pedagógicas orientadoras da escolarização no Brasil. Para os objetivos específicos busquei compreender o local da Relação no pensamento de seu autor, especificando o que vem a ser “descolonizar a educação” e articulando o que nos diz a Relação com a descolonização da educação propriamente dita. O procedimento metodológico da pesquisa qualitativa apoiou-se em autores e autoras complementares à abertura da Relação, trazendo temas relevantes como a escola na modernidade, racismo, hegemonia cultural e descolonização no contexto brasileiro com a finalidade de abordar criticamente as dimensões do ser-saber-poder na educação. A discussão da pesquisa aponta para um necessário desvio do tradicionalismo escolar que legitima a intransigência cultural em nosso país através dos séculos, endossando mecanismos de exclusão e segregação através da ideologia burguesa dominante. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55981 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A noção de Relação em É. Glissant para se pensar uma educação descolonizadora no Brasil. (1) (1) (1).pdf | 437,24 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License