Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55981

Share on

Title: A noção de relação em Édouard Glissant para se pensar uma educação descolonizadora no Brasil
Authors: SANTOS, Douglas Joel dos
Keywords: Poética da Relação; Descolonização da educação; Escolarização; Racismo
Issue Date: 26-Mar-2024
Citation: SANTOS, Douglas J. dos. A noção de relação em Édouard Glissant para se pensar uma educação descolonizadora no Brasil. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este artigo buscou identificar como a Poética da Relação (1990) - obra que expõe o pensamento filosófico do autor Édouard Glissant - pode contribuir para pensarmos uma educação descolonizadora do cânone ocidental etnocêntrico que fundamenta hoje as práticas pedagógicas orientadoras da escolarização no Brasil. Para os objetivos específicos busquei compreender o local da Relação no pensamento de seu autor, especificando o que vem a ser “descolonizar a educação” e articulando o que nos diz a Relação com a descolonização da educação propriamente dita. O procedimento metodológico da pesquisa qualitativa apoiou-se em autores e autoras complementares à abertura da Relação, trazendo temas relevantes como a escola na modernidade, racismo, hegemonia cultural e descolonização no contexto brasileiro com a finalidade de abordar criticamente as dimensões do ser-saber-poder na educação. A discussão da pesquisa aponta para um necessário desvio do tradicionalismo escolar que legitima a intransigência cultural em nosso país através dos séculos, endossando mecanismos de exclusão e segregação através da ideologia burguesa dominante.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55981
Appears in Collections:TCC - Pedagogia



This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons