Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56010

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSÁ, Roberto Araujo-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Katielly Verissimo de-
dc.date.accessioned2024-04-19T13:38:59Z-
dc.date.available2024-04-19T13:38:59Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.date.submitted2024-04-17-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Katielly Verissimo de. Análise dos anais do ENEQ acerca de práticas investigativas envolvendo a ciência forense na contextualização do ensino de química orgânica no nível médio de ensino. 2024. 56 f. TCC (Graduação) - Curso de Química - Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56010-
dc.description.abstractO ensino de Química é comumente considerado pelos alunos como abstrato e desconexo da realidade dificultando a aprendizagem de seus conteúdos. Essa problemática se dá pelas recorrentes aulas tradicionais que ainda permeiam os espaços escolares. Entretanto, há diversos estudos que abordam a relevância do emprego de metodologias didáticas e contextualizadas para promover a aquisição efetiva de conhecimentos químicos por meio da utilização de recursos interessantes ao alunado jovem, como a inserção de práticas da ciência forense. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta as análises realizadas em anais das três últimas edições do Encontro Nacional de Ensino de Química que pontuaram sobre o método de ensino por investigação, a contextualização da Química Forense e a aprendizagem da Química Orgânica. Essas análises trazem levantamentos necessários ao estudo, como essas temáticas têm sido trabalhadas por pesquisadores e profissionais atuantes na área da educação química e suas possíveis relações. Os resultados são organizados em quadros e avaliados de fora comparativa, levando em consideração o quantitativo de trabalhos em cada edição e as suas temáticas, conteúdos abordados, metodologias e aspectos de contextualização aplicados. Inferiu-se que, entre os trabalhos de interesse encontrados, existe escassa preocupação em refletir sobre práticas pedagógicas investigativas envolvendo aspectos forenses para fomentar o processo de aprendizagem da orgânica. Mediante considerações oriundas da análise documental, foi explicitada uma proposta de intervenção didática constituída na intencionalidade de promover momentos de práticas experimentais com técnicas forenses, de apresentações argumentativas e exposição de conteúdos da Química Orgânica e Forense, podendo ser aplicada em turma ensino médio no intuito de oportunizar a participação ativa e consciente de alunos no ensino da Química.pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica forensept_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectEnsino investigativopt_BR
dc.subjectAnais do ENEQpt_BR
dc.titleAnálise dos anais do ENEQ acerca de práticas investigativas envolvendo a ciência forense na contextualização do ensino de química orgânica no nível médio de ensino.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCOSTA, Jainaldo Alves da-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0448408582167245pt_BR
dc.description.abstractxChemistry teaching is commonly considered by students to be abstract and disconnected from reality, making it difficult to learn its contents. This problem is caused by the recurring traditional classes that still permeate school spaces. However, there are several studies that address the relevance of using didactic and contextualized methodologies to promote the effective acquisition of chemical knowledge through the use of interesting resources for young students, such as the insertion of forensic science practices. In this sense, the present work presents the analyzes carried out in the annals of the last three editions of the National Chemistry Teaching Meeting that highlighted the research teaching method, the contextualization of Forensic Chemistry and the learning of Organic Chemistry. These analyzes bring necessary surveys to the study, how these themes have been worked on by researchers and professionals working in the field of chemical education and their possible relationships. The results are organized in tables and evaluated from a comparative perspective, taking into account the number of works in each edition and their themes, content covered, methodologies and contextualization aspects applied. It was inferred that, among the works of interest found, there is little concern in reflecting on investigative pedagogical practices involving forensic aspects to encourage the organic learning process. Through considerations arising from documentary analysis, a proposal for a didactic intervention was explained, consisting of the intention of promoting moments of experimental practices with forensic techniques, argumentative presentations and exposure of contents of Organic and Forensic Chemistry, which can be applied in high school classes with the aim of provide opportunities for the active and conscious participation of students in the teaching of Chemistry.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Katielly Verissimo de Albuquerque.pdf2,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons