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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56014

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dc.contributor.advisorLIMA, Rosa Maria Cortês de-
dc.contributor.authorBARACHO, Gessyca Andrea de Lima-
dc.date.accessioned2024-04-19T14:07:22Z-
dc.date.available2024-04-19T14:07:22Z-
dc.date.issued2023-08-29-
dc.identifier.citationBARACHO, Gessyca Andrea de Lima. Serviço Social e questão ambiental: tendências político-pedagógicas de educação ambiental. 2023. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56014-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo geral analisar as tendências político-pedagógicas de educação ambiental dos/as assistentes sociais no enfrentamento às expressões da questão ambiental. Trata-se de uma pesquisa orientada a partir do método histórico-dialético, de Karl Marx, e que utiliza a pesquisa bibliográfica na busca de subsidiar a análise sobre os fundamentos da questão ambiental, bem como as ações e concepções de educação ambiental e sua relação com o Serviço Social. Este trabalho também se vale de pesquisa documental para investigar e analisar artigos sobre educação ambiental existentes nos anais dos Congressos Brasileiros de Assistentes Sociais (CBAS) e das Jornadas Internacionais de Políticas Públicas (JOINPP), entre os anos de 2015 e 2016, além de averiguar e analisar dissertações de Serviço Social, entre os anos de 2001 e 2018, com o objetivo de identificar as tendências político- pedagógicas que informam as ações de educação ambiental da categoria profissional, suas ações/atividades, apreendendo as mediações e os desafios de atuação nesse campo. Ao total, foram analisados 11 documentos. A dissertação está, portanto, organizada em quatro capítulos, sendo o primeiro capítulo introdutório; o capítulo dois, que aborda a constituição e organização do modo de produção capitalista e sua relação com a ruptura metabólica entre os sujeitos e a natureza como elementos constitutivos da questão ambiental, destacando as manifestações contemporâneas da questão ambiental em momento de crise estrutural, assim como o cenário da conjuntura brasileira; o capítulo três trata das tendências teórico- metodológicas da educação ambiental, dos desafios e contradições da educação ambiental no quadro da sociedade brasileira e processo de desmonte na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (anos de gestão); o capítulo quatro corresponde à análise dos artigos dos anais e das dissertações selecionados conforme a identificação das tendências político-pedagógicas de educação ambiental dos/as assistentes sociais no exercício profissional, as mediações que materializam a prática, desafios e limites apontados pelas profissionais e/ou estudantes de Serviço Social. No processo analítico, foram identificadas duas principais perspectivas adotadas pelas profissionais: a perspectiva de educação ambiental instrumental e emancipatória, as quais refletem a disputa ideopolítica no campo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectQuestão ambientalpt_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.titleServiço Social e questão ambiental : tendências político-pedagógicas de educação ambientalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6664197302749073pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2545477925999979pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Servico Socialpt_BR
dc.description.abstractxThe present work had as general objective to analyze the political-pedagogical trends of environmental education of social workers in facing the expressions of the environmental question. It is research oriented from Marx's historical-dialectical method, and uses bibliographical research, seeking to support the analysis of the fundamentals of the environmental issue, as well as the actions and concepts of environmental education and its relationship with Social Work. It also uses documentary research to investigate and analyze articles on environmental education existing in the annals of the Brazilian Congress of Social Workers (CBAS) and the International Public Policy Day (JOINPP), between 2015 and 2016, in addition to investigating and analyzing Social Work dissertations, between 2001 and 2018, with the objective of identifying the political-pedagogical trends that inform the environmental education actions of the professional category, their actions/activities, apprehend the mediations and challenges of acting in this field. In total, 11 documents were analyzed. The dissertation is organized in four chapters: introduction, as chapter one; chapter two, which addresses the constitution and organization of the capitalist mode of production and its relationship with the metabolic rupture between subjects and nature as constitutive elements of the environmental issue, highlights the contemporary manifestations of the environmental issue in a moment of structural crisis, as well as the scenario of the brazilian conjuncture. Chapter three deals with the theoretical-methodological trends of environmental education, the challenges and contradictions of environmental education within the framework of brazilian society and the process of dismantling in the administration of former president Jair Bolsonaro (years of management). Chapter four corresponds to the analysis of the articles in the annals and the dissertations selected according to the identification of political-pedagogical trends of environmental education of social workers in professional practice, the mediations that materialize the practice, challenges and limits pointed out by professionals and/or students of Social Work. In the analytical process, two main perspectives adopted by the professionals were identified: the perspective of instrumental and emancipatory environmental education, which reflect the ideopolitical dispute in the field.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Serviço Social

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