Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56014

Compartilhe esta página

Título: Serviço Social e questão ambiental : tendências político-pedagógicas de educação ambiental
Autor(es): BARACHO, Gessyca Andrea de Lima
Palavras-chave: Capitalismo; Questão ambiental; Serviço Social
Data do documento: 29-Ago-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BARACHO, Gessyca Andrea de Lima. Serviço Social e questão ambiental: tendências político-pedagógicas de educação ambiental. 2023. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as tendências político-pedagógicas de educação ambiental dos/as assistentes sociais no enfrentamento às expressões da questão ambiental. Trata-se de uma pesquisa orientada a partir do método histórico-dialético, de Karl Marx, e que utiliza a pesquisa bibliográfica na busca de subsidiar a análise sobre os fundamentos da questão ambiental, bem como as ações e concepções de educação ambiental e sua relação com o Serviço Social. Este trabalho também se vale de pesquisa documental para investigar e analisar artigos sobre educação ambiental existentes nos anais dos Congressos Brasileiros de Assistentes Sociais (CBAS) e das Jornadas Internacionais de Políticas Públicas (JOINPP), entre os anos de 2015 e 2016, além de averiguar e analisar dissertações de Serviço Social, entre os anos de 2001 e 2018, com o objetivo de identificar as tendências político- pedagógicas que informam as ações de educação ambiental da categoria profissional, suas ações/atividades, apreendendo as mediações e os desafios de atuação nesse campo. Ao total, foram analisados 11 documentos. A dissertação está, portanto, organizada em quatro capítulos, sendo o primeiro capítulo introdutório; o capítulo dois, que aborda a constituição e organização do modo de produção capitalista e sua relação com a ruptura metabólica entre os sujeitos e a natureza como elementos constitutivos da questão ambiental, destacando as manifestações contemporâneas da questão ambiental em momento de crise estrutural, assim como o cenário da conjuntura brasileira; o capítulo três trata das tendências teórico- metodológicas da educação ambiental, dos desafios e contradições da educação ambiental no quadro da sociedade brasileira e processo de desmonte na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (anos de gestão); o capítulo quatro corresponde à análise dos artigos dos anais e das dissertações selecionados conforme a identificação das tendências político-pedagógicas de educação ambiental dos/as assistentes sociais no exercício profissional, as mediações que materializam a prática, desafios e limites apontados pelas profissionais e/ou estudantes de Serviço Social. No processo analítico, foram identificadas duas principais perspectivas adotadas pelas profissionais: a perspectiva de educação ambiental instrumental e emancipatória, as quais refletem a disputa ideopolítica no campo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56014
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Gessyca Andrea de Lima Baracho.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons