Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56026
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ARAÚJO, Kátia Medeiros de | - |
dc.contributor.author | RAMOS, Débora Tatiana Ferro | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-22T12:42:11Z | - |
dc.date.available | 2024-04-22T12:42:11Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-31 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Débora Tatiana Ferro. Design para (re)significar: diálogos sobre autoimagem pelas lentes de mulheres que enfrentaram o câncer de mama. 2023. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56026 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa procurou evidenciar os papéis que os artefatos costumam assumir nos contextos que envolvem a autopercepção do corpo e a adesão a determinados arranjos estéticos por mulheres acometidas pelo câncer de mama ante as transformações físicas que experimentam durante as diversas etapas de enfrentamento à doença, o que inclui a perda dos cabelos e a mastectomia. O câncer de mama corresponde a quase 30% dos casos de câncer diagnosticados anualmente, sendo 99% das ocorrências em pessoas do sexo feminino. É o segundo tipo mais comum entre as mulheres e, apesar curável em mais de 90% dos casos, ainda é o que mais mata. Embora o conceito de Beleza figure de maneira particular e subjetiva para cada um de nós, as representações sociais a respeito da mulher, do seio e do corpo feminino se configuram como um conhecimento socialmente elaborado em lugares de autoridade que excluem as mulheres e submetem sua autorrepresentação a um ideal de corpo inatingível e sistematicamente difundido. A pesquisa, de caráter qualitativo, objetivou compreender como os artefatos contribuem com o processo de ressignificação do corpo e a reconstrução da identidade dessas mulheres. O estudo de campo contou com entrevistas semiestruturadas, observações participantes, pesquisa documental exploratória e, por fim, a condução de oficinas de fotografia, durante as quais realizamos dinâmicas inspiradas em abordagens projetivas, a fim de acessar conteúdos mais complexos que, durante uma entrevista, não costumam emergir. Durante os encontros, promovemos espaços de discussão e de acolhimento a mulheres que, ao longo de suas trajetórias pessoais, vivenciaram os desafios do tratamento contra o câncer de mama. Por meio da apreciação das experiências das participantes, nos aproximamos do senso comum que compartilham sobre o seio e o corpo feminino, procurando ampliar suas perspectivas a respeito de si mesmas e apresentando-lhes um novo olhar, mais plural e gentil sobre sua autoimagem e sobre a imagem de outras mulheres. Os resultados das análises dos dados empíricos apontam para o Design como uma tecnologia de gênero com vasto potencial para dirimir barreiras físicas e psíquicas, transgredindo os padrões hegemônicos de beleza tanto por meio da concepção e materialização de artefatos, quanto através de seus de seus discursos, contribuindo, de modo consciente e intencional, como instrumento de ressignificação da autoimagem, resgate da autoestima e reconstrução da identidade feminina. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | design | pt_BR |
dc.subject | tecnologias de gênero | pt_BR |
dc.subject | câncer de mama | pt_BR |
dc.subject | autoimagem | pt_BR |
dc.subject | representações sociais | pt_BR |
dc.title | Design para (re)significar : diálogos sobre autoimagem pelas lentes de mulheres que enfrentaram o câncer de mama | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CORREIA, Walter Franklin Marques | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3110654995216655 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5152362661566613 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research sought to highlight the roles that artifacts usually assume in contexts involving the self-perception of the body and adherence to certain aesthetic arrangements by women affected by breast cancer in the face of the physical transformations they experience during the various stages of coping with the disease, which includes hair loss and mastectomy. Breast cancer accounts for almost 30% of cancer cases diagnosed annually, with 99% of occurrences in females. It is the second most common type among women and, although curable in more than 90% of cases, it is still the one that kills the most. Although the concept of Beauty seems in a particular and subjective way for each one of us, the social representations about women, the breast and the female body are configured as a socially elaborated knowledge in places of authority that exclude women and submit their self- representation to an unattainable and systematically disseminated ideal of the body. This qualitative research aimed to understand how the artifacts contribute to the process of body resignification and the identity reconstruction by these women. The fieldwork included semi-structured interviews, participant observations, exploratory documentary research and, finally, the conduction of photography workshops, during which we performed dynamics inspired by projective approaches, in order to access more complex content that, during an ordinary interview, does not usually emerge. During the meetings, we opened spaces for discussion and acceptance for women who, throughout their personal life trajectories, have experienced the challenges of breast cancer treatment. Through the appreciation of the participants' experiences, we approached the common sense they share about the breast and the female body, seeking to broaden their perspective about themselves and presenting them with a new, more plural and gentle look at their self-image and about other women's image. The results of the analyses of the empirical data point to Design as a technology of gender with wide potential to resolve physical and psychic barriers, transgressing the hegemonic standards of beauty both through discourse, and through the design conception and materialization of artifacts, contributing, in a conscious and intentional way, as an instrument to redefine self-image, rescue self-esteem and rebuild the female identity. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3252289006108114 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Débora Tatiana Ferro Ramos.pdf | 13,25 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons