Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56041

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Ricardo Lima-
dc.contributor.authorMARTINS, Filipe Fernandes-
dc.date.accessioned2024-04-22T21:00:17Z-
dc.date.available2024-04-22T21:00:17Z-
dc.date.issued2024-03-18-
dc.date.submitted2024-04-19-
dc.identifier.citationMARTINS, Filipe Fernandes. Produção de periódicos dinâmicos para abordagem de conceitos de química no ensino médio. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56041-
dc.description.abstractO Ensino de Ciências, e principalmente de Química, detém o potencial de favorecer a compreensão de mundo e o desenvolvimento do pensamento crítico, uma vez que parta de contextos presentes em situações cotidianas e estimule nos alunos a reflexão do porquê e do como esses fenômenos acontecem. Deste modo, o ensino de química também carrega um papel de formação e sensibilização, por meio do ensinamento de novos saberes e do convite a reflexão acerca do cotidiano. Assim para que então ocorra uma aprendizagem concreta, é necessário que os conteúdos se tornem interessantes aos olhos dos discentes e que o contexto em que emergem sejam problematizados. Com isso, o objetivo deste trabalho foi descrever o processo de criação de um jornal didático singular, intitulado “Química em Mistério”. Elaborado com a intencionalidade de produzir um material didático capaz de despertar o interesse pela química, apresentando-a de forma palpável e contextualizada para o ensino de química no ensino médio. Para elaboração e análise do material didático, tornou-se necessário uma pesquisa bibliográfica prévia, realizada em artigos científicos, periódicos ,tanto da área como de fora dela, e livros didáticos selecionados na plataforma digital Google Acadêmico, sob o critério de sua disponibilidade e aderência ao tema. Também foram selecionadas reportagens e assuntos curiosos que apresentassem ligação de conteúdos químicos com o cotidiano. A dinâmica de uso do material elaborado sugere elementos próprios do lúdico, com o intuito de envolver os alunos a um aprendizado mais cativante, instigador e efetivo. Observa-se no periódico elementos de suspense entrelaçados intencionalmente com conceitos de aprendizado, proporcionando uma experiência educativa que visa instigar a reflexão. O clímax do jornal ocorre na última edição, quando o enigma é finalmente solucionado, revelando o assassino e explorando as conexões com a química. “Química em Mistério” emerge como um produto didático que busca unir o fascínio do suspense ao processo de aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de química orgânicapt_BR
dc.subjectPeriódicopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.titleProdução de periódicos dinâmicos para abordagem de conceitos de química no ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8569508557507316pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching of Science, and especially Chemistry, holds the potential to favor the understanding of the world and the development of critical thinking, as long as it starts from contexts present in everyday situations and stimulates in students the reflection of why and how these phenomena happen. Thus, the teaching of chemistry also carries a role of formation and sensitization, through the teaching of new knowledge and the invitation to reflect on everyday life. So, for concrete learning to occur, it is necessary that the content become interesting in the eyes of the students and that the context in which they emerge are problematized. With this, the objective of this Final Paper was to describe the process of creating a unique didactic educational journal, titled “Chemistry in Mystery”. Developed with the intention of producing a didactic material capable of arousing interest in chemistry, presenting it in a tangible and contextualized way for the teaching of organic chemistry in high school. For the elaboration and analysis of the didactic material, previous bibliographic research was necessary, carried out in scientific articles, periodicals in the area and didactic books selected on the Google Scholar digital platform, under the criterion of their availability and adherence to the theme. Reports and curious subjects that presented a connection of chemical contents with everyday life were also selected. The dynamics of using the elaborated material suggests elements of ludic with the aim of involving students in a more captivating, instigating, and effective learning. Elements of suspense intertwined intentionally with learning concepts are observed in the periodical, providing an educational experience that aims to instigate reflection. The climax of the educational journal occurs in the last edition, when the enigma is finally solved, revealing the murderer, and exploring the connections with chemistry. “Chemistry in Mystery” emerges as a didactic product that seeks to unite the fascination of suspense with the learning process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationCAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - FILIPE FERNANDES MARTINS.pdf5,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons