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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56092

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Título: Avaliação das Soft skills à luz da teoria dos traços de personalidade: um estudo de caso múltiplos na área comercial de empresas da região metropolitana de São Paulo.
Autor(es): FERREIRA, Gabriel Vicente
Palavras-chave: Soft Skill; Modelo do Big Five; Teoria dos Traços de Personalidade; Habilidades Interpessoais; Competências Individuais e Coletivas; Marketing & Vendas
Data do documento: 8-Mar-2024
Citação: FERREIRA, Gabriel Vicente. Avaliação das Soft skills à luz da teoria dos traços de personalidade: um estudo de caso múltiplos na área comercial de empresas da região metropolitana de São Paulo. 2024. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: O dinamismo do ambiente empresarial contemporâneo, a flexibilização do trabalho, incluído nesse tema o trabalho virtual, destaca a necessidade das empresas possuírem profissionais não apenas conhecimentos técnicos, mas também habilidades interpessoais sólidas. Nesse contexto, as soft skills são percebidas como um elemento crucial visando atingir a maximização das competências individuais e coletivas, vitais para construção de relações, negociações eficazes que resultem na maximização do posicionamento da empresa do mercado onde atua. Essa pesquisa procurou colher evidências empíricas sobre a percepção dos gestores de áreas comerciais sobre a importância das Soft Skills, como diferencial competitivo nesse mercado de trabalho no município de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, utilizando os recursos do estudo de casos múltiplos. Utilizou-se o modelo dos cinco grandes fatores da personalidade, mais conhecido como “Big Five” como um dos principais instrumentos da Teoria dos Traços da Personalidade, visando agregar as diversas soft skills mais citadas pela literatura especializada, nas cinco dimensões desse modelo. Os resultados foram tabulados e analisados utilizando os instrumentos da estatística descritiva. As dimensões percebidas como mais importantes por ordem de classificação, tomando como base a média ponderada de cada soft skill: 1º. Lugar- Amabilidade (4,42); 2º. Lugar-Abertura de novas experiências (4,21); 3º. Lugar foi igualmente para duas dimensões – Neuroticismo e Conscienciosidade (4,03); e no 4º. Lugar - Extroversão (3,91). No total o modelo do Big Five, como instrumento de avaliação das Soft Skills obteve uma aceitação significativa, para uma escala de likert de 1-5 obteve 4,12. Individualmente a Soft Skill percebida como extremamente importante, obtendo a nota máxima foi “disposição para aprender constantemente”, pertencente a dimensão de “abertura a novas experiencias”.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56092
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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