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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56095
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Título: | Jogo Dr. Stone: uso de jogo do tipo role-playing game no ensino de química. |
Autor(es): | BARBOZA, Adelia Maria de Santana |
Palavras-chave: | Role Playing Games (RPG); Ensino de Química; Química Orgânica |
Data do documento: | 18-Mar-2024 |
Citação: | Barboza, Adelia Maria de Santana. Jogo Dr. Stone: uso de jogo do tipo role-playing game no ensino de química. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura - Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | Através da análise de diversos autores na área da educação, é evidente que o impulso central por trás do processo de ensino e aprendizagem reside no interesse dos estudantes. Educadores anseiam por ferramentas didáticas que possam capturar e manter esse interesse, ao mesmo tempo em que promovem o desenvolvimento de habilidades de significar conceitos ou preenchem lacunas de conhecimento, visando aprimorar a experiência de aprendizado dos alunos. Nesse contexto, surgem surgem os jogos didáticos, com o potencial de despertal o interesse dos estudantes pelo aprendizado. Sob essa perspectiva, o modelo de jogos de RPG (Role Playing Games) se destaca, fundamentando-se em uma base teórica abrangente e consistente para a construção de conceitos e habilidades, muitas vezes não completamente alcançadas através de métodos tradicionais de ensino. Este trabalho propôs a criação de um jogo de RPG didático, com um processo de validação teórica para atestar a possível eficácia do jogo estabelecidos por Nóvak e Souza (2008). especificamente voltado para o ensino de química. Desenvolvido no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, o projeto explorou os elementos essenciais necessários para conceber o jogo de RPG Dr. Stone, assim como suas potencialidades em termos de aplicação Em essência, o jogo oferece um cenário distópico e apocalíptico, onde os guerreiros lutam para trazer paz à terra. A pesquisa adotou um caráter de pesquisa aplicada quanto ao objetivo foi elaborada baseando sua narrativa no ciclo do herói. Em que os personagens crescem a partir das experiências do jogo, o que possibilita o desenvolvimento concomitante do jogador que mobiliza, socializa e reflete sobre os saberes de química na solução dos desafios. Os desafios abordam conceitos estudados em aulas de Química do 3º ano do ensino médio, como compostos orgânicos entre eles destacando as funções orgânicas álcool, cetona, aldeído etc, explorados, em alguns momentos, de forma interdisciplinar caracterizando a dimensão agon do jogo. Outros desafios envolvem conflitos e confrontos típicos de jogos desse gênero, nos quais o desfecho é determinado por respostas de charadas e rolagens de dados denotando a dimensão alea do jogo. O jogo Dr. Stone narra a aventura de um grupo de heróis que representam a última esperança para a Terra. Para isso devem superar obstáculos em um ambiente desafiador, enfrentando Bosses (chefões). O jogo revelou ser uma ferramenta pedagógica com grande potencial ao suscitar a mobilização dos conhecimento para a solução de problemas práticos para serem resolvidos pelos jogadores, combinando essa abordagem com a diversão. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56095 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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