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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56102

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Título: Uso de abordagens ambientais locais como ferramenta da educação ambiental crítica em escola pública do Agreste pernambucano.
Autor(es): SILVA, Victoria Viviane da
Palavras-chave: Educação Ambiental. . . Percepção Ambiental.; Meio Ambiente; Impactos Ambientais; Percepção Ambiental
Data do documento: 19-Mar-2024
Citação: SILVA,Victória. O uso de abordagens ambientais locais como ferramenta da educação ambiental crítica em escola pública do Agreste pernambucano.2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Química Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco,Caruaru,2024.
Abstract: A educação ambiental (EA) associada à escola envolvendo os problemas ambientais locais, tende a possibilitar ações que venham mitigar fatores que vêm contribuindo para alterações climáticas, tais como os resíduos sólidos. A pesquisa teve como objetivo compreender a importância da Educação Ambiental Crítica na formação dos estudantes da Educação Básica numa escola pública, usando como problemática os problemas socioambientais locais do município de Santa Cruz do Capibaribe-PE. A coleta de dados partiu de uma oficina pedagógica subdividida em 02 partes: a) aplicação de um questionário com a participação de 22 alunos para analisar as concepções prévias dos estudantes sobre questões ambientais associadas a economia local; b) produção de um material didático que abordasse os problemas socioambientais locais a partir de uma divulgação científica. A análise do questionário foi possível perceber que os alunos conseguiram compreender que os problemas ambientais estavam associados não apenas ao lixo gerado nas residências, mas também a toda indústria têxtil que movimenta a cidade. Ademais, o material educativo, estruturado pelos grupos e socializado nas redes sociais, foi de suma importância para o levantamento, discussão, reflexão e possibilidade para uma mudança de costumes hábitos da comunidade escolar campo de pesquisa, cuja economia tem como base, principalmente, a indústria têxtil. Diante disso, se conclui que ações na escola com intuito de levar uma reflexão aos estudantes são de suma importância para contribuir com o processo de formação dos alunos como cidadãos integrantes da sociedade, além disso, foi de grande importância levantar as questões locais que estão próximas dos alunos, pois teve o intuito de familiarizar e contextualizar as situações locais presentes no município de Santa Cruz do Capibaribe- PE.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56102
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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