Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56102
Compartilhe esta página
Título: | Uso de abordagens ambientais locais como ferramenta da educação ambiental crítica em escola pública do Agreste pernambucano. |
Autor(es): | SILVA, Victoria Viviane da |
Palavras-chave: | Educação Ambiental. . . Percepção Ambiental.; Meio Ambiente; Impactos Ambientais; Percepção Ambiental |
Data do documento: | 19-Mar-2024 |
Citação: | SILVA,Victória. O uso de abordagens ambientais locais como ferramenta da educação ambiental crítica em escola pública do Agreste pernambucano.2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Química Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco,Caruaru,2024. |
Abstract: | A educação ambiental (EA) associada à escola envolvendo os problemas ambientais locais, tende a possibilitar ações que venham mitigar fatores que vêm contribuindo para alterações climáticas, tais como os resíduos sólidos. A pesquisa teve como objetivo compreender a importância da Educação Ambiental Crítica na formação dos estudantes da Educação Básica numa escola pública, usando como problemática os problemas socioambientais locais do município de Santa Cruz do Capibaribe-PE. A coleta de dados partiu de uma oficina pedagógica subdividida em 02 partes: a) aplicação de um questionário com a participação de 22 alunos para analisar as concepções prévias dos estudantes sobre questões ambientais associadas a economia local; b) produção de um material didático que abordasse os problemas socioambientais locais a partir de uma divulgação científica. A análise do questionário foi possível perceber que os alunos conseguiram compreender que os problemas ambientais estavam associados não apenas ao lixo gerado nas residências, mas também a toda indústria têxtil que movimenta a cidade. Ademais, o material educativo, estruturado pelos grupos e socializado nas redes sociais, foi de suma importância para o levantamento, discussão, reflexão e possibilidade para uma mudança de costumes hábitos da comunidade escolar campo de pesquisa, cuja economia tem como base, principalmente, a indústria têxtil. Diante disso, se conclui que ações na escola com intuito de levar uma reflexão aos estudantes são de suma importância para contribuir com o processo de formação dos alunos como cidadãos integrantes da sociedade, além disso, foi de grande importância levantar as questões locais que estão próximas dos alunos, pois teve o intuito de familiarizar e contextualizar as situações locais presentes no município de Santa Cruz do Capibaribe- PE. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56102 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tcc Victória Viviane da Silva.pdf.pdf | 2,5 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons