Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56108

Compartilhe esta página

Título: Fatores que interferem na tomada de decisão de compra de vestuário de um grupo de mulheres das gerações y e z da região Agreste de Pernambuco.
Autor(es): SILVA, Kleicy Kelly dos Santos da
Palavras-chave: Consumo; Moda; Mulheres; Gerações
Data do documento: 18-Set-2023
Citação: SILVA,Kleicy. Fatores que interferem na tomada de decisão de compra de vestuário de um grupo de mulheres das gerações y e z da região Agreste de Pernambuco.2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Administração - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O consumo e a moda estão intimamente ligados. As pessoas, em busca de expressão pessoal, frequentemente recorrem à moda, que, por sua natureza efêmera, cria a necessidade de um consumo contínuo. No Agreste pernambucano, essa estreita relação impulsiona a economia de várias cidades, como Caruaru, Santa Cruz e Toritama, região conhecida como o polo têxtil do estado. Nesse cenário, inúmeras empresas competem pela atenção dos consumidores, enfrentando um desafio constante para destacar-se. Para encarar essa realidade, é necessário entender que o perfil dos consumidores vem passando por transformações ao longo do tempo. Novas gerações de compradores estão gradualmente assumindo o controle do mercado, e é inegável que as mulheres desempenham um papel significativo no que diz respeito ao consumo de moda. Dessa forma, o presente trabalho foi desenvolvido para entender como os fatores culturais, sociais, pessoais e psicológico influenciam a tomada de decisão de compra de vestuário de um grupo de entrevistadas do Agreste Pernambucano dividas entre as gerações Y e Z e observar se existiam diferenças geracionais ligadas as respostas levantadas. Para alcançar o objetivo apresentado, foi realizada uma pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi feita através de entrevista semiestruturada com perguntas abertas, distribuídas de acordo com os fatores estudados. Para assegurar o critério de validade, foram feitas descrições ricas e detalhadas das informações colhidas, além da apresentação dos vieses envolvidos. Por meio de análise dos resultados obtidos pelas entrevistas individuais observou-se que haviam algumas diferenças entre as entrevistadas da geração Y e da Z no que se trata de fatores culturais. Dentro dos fatores sociais, as entrevistadas tiveram um resultado parecido em ambas as gerações, porém foram observadas algumas diferenças referentes aos grupos de influência. No comparativo dos fatores pessoais, as respostas foram muito uniformes, a ponto de não ser notada diferença significativa que possa ligar as respostas diretamente a diferenças geracionais. Referente à influência dos fatores psicológicos, não foi possível mensurar diferenças relativas às gerações. Todas as entrevistadas levantaram pontos semelhantes que são a motivação no levantamento de necessidades a serem supridas. Chega-se então à conclusão de que, apesar das respostas das entrevistadas dessa amostragem serem parecidas, ainda existem algumas diferenças que devem ser levadas em consideração.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56108
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Kleicy Kelly dos Santos da Silva.pdf521,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons