Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56123

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Adriana Maria Paulo da-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, José Marques de-
dc.contributor.authorCOSTA, Luciana Wathisa Silva da-
dc.date.accessioned2024-04-26T22:23:55Z-
dc.date.available2024-04-26T22:23:55Z-
dc.date.issued2024-04-01-
dc.date.submitted2024-03-10-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, José Marques de; COSTA, Luciana Wathisa Silva da. Por uma Educação Antirracista: um estudo sobre a abordagem das relações étnicos raciais na docência dos anos iniciais do ensino fundamental no Recife. 2024. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56123-
dc.description.abstractEste estudo investiga como as relações étnico-raciais são abordadas pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental 1, na escola em que há a maior quantidade de estudantes negros (pretos e pardos) no Município do Recife em Pernambuco. O intuito desta pesquisa foi analisar como está sendo tratado o tema que está estabelecido na Lei 10.639/2003, que determina o estudo da cultura afro-brasileira. Durante as entrevistas, realizadas com 04 docentes, observou-se uma falta de letramento racial entre os entrevistados, refletida na dificuldade em lidar com questões raciais e identificá-las, como também na escassez de formação continuada sobre o tema na qualificação profissional dos mesmos. Apesar da Lei já ter vinte anos de seu sancionamento, e da escola investigada possuir o maioir contigente populacional de estudantes negros do Recife, essas lacunas evidenciam a necessidade urgente de programas de formação específicos e recursos educacionais para educar os professores a abordarem as questões de raça, identidade e racismo nas salas de aula dos anos iniciais.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectEducação Antirracistapt_BR
dc.subjectLetramento Racialpt_BR
dc.subjectRecifept_BR
dc.titlePor uma Educação Antirracista: um estudo sobre a abordagem das relações étnicos raciais na docência dos anos iniciais do ensino fundamental no Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/3878415412749579pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7585388383860479pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6190925965820163pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo pt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/my-orcid?orcid=0009-0007-3847-2336pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA.pdf594,37 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons