Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56123
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Adriana Maria Paulo da | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, José Marques de | - |
dc.contributor.author | COSTA, Luciana Wathisa Silva da | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-26T22:23:55Z | - |
dc.date.available | 2024-04-26T22:23:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-01 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-10 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, José Marques de; COSTA, Luciana Wathisa Silva da. Por uma Educação Antirracista: um estudo sobre a abordagem das relações étnicos raciais na docência dos anos iniciais do ensino fundamental no Recife. 2024. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56123 | - |
dc.description.abstract | Este estudo investiga como as relações étnico-raciais são abordadas pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental 1, na escola em que há a maior quantidade de estudantes negros (pretos e pardos) no Município do Recife em Pernambuco. O intuito desta pesquisa foi analisar como está sendo tratado o tema que está estabelecido na Lei 10.639/2003, que determina o estudo da cultura afro-brasileira. Durante as entrevistas, realizadas com 04 docentes, observou-se uma falta de letramento racial entre os entrevistados, refletida na dificuldade em lidar com questões raciais e identificá-las, como também na escassez de formação continuada sobre o tema na qualificação profissional dos mesmos. Apesar da Lei já ter vinte anos de seu sancionamento, e da escola investigada possuir o maioir contigente populacional de estudantes negros do Recife, essas lacunas evidenciam a necessidade urgente de programas de formação específicos e recursos educacionais para educar os professores a abordarem as questões de raça, identidade e racismo nas salas de aula dos anos iniciais. | pt_BR |
dc.format.extent | 24 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | Educação Antirracista | pt_BR |
dc.subject | Letramento Racial | pt_BR |
dc.subject | Recife | pt_BR |
dc.title | Por uma Educação Antirracista: um estudo sobre a abordagem das relações étnicos raciais na docência dos anos iniciais do ensino fundamental no Recife | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/3878415412749579 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7585388383860479 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6190925965820163 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/my-orcid?orcid=0009-0007-3847-2336 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA.pdf | 594,37 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons