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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56124
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Título: | EJA e BNCC: o que dizem os documentos curriculares de Pernambuco? |
Autor(es): | BASÍLIO, Milena Lins |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos; BNCC; Currículo do Estado de Pernambuco; Currículo do Municipal do Recife |
Data do documento: | 12-Mar-2024 |
Citação: | BASILIO, Milena Lins. EJA e BNCC: o que dizem os documentos curriculares de Pernambuco?. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Em 11 de março de 2020, de acordo com Organização Mundial de Saúde, o mundo foi acometido pela Pandemia COVID-19. A doença trouxe diversos problemas sociais, inclusive, na Educação do Brasil, contribuiu para o aumento da evasão escolar. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022 cerca de 9,5 milhões de brasileiros entre 14 e 29 anos não estavam frequentando a escola no ensino regular. Tal recorte etário direciona o olhar desta pesquisa para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto curricular de sua formulação e das diretrizes adotadas. Em vista disso, adotou-se como objetivo, analisar como a EJA é abordada nos documentos oficiais curriculares: a Base Nacional Comum Curricular (2017), o Currículo Estadual de Pernambuco e o Municipal do Recife. A pesquisa realizada foi do tipo aplicada, descritiva e de abordagem qualitativa. Para sua consolidação, fez-se uso de referenciais teóricos e análise documental. Como referencial metodológico utilizou-se Gonsalves (2011), Gil (2007) e Tozoni-Reis (2009). Nos aportes teóricos aludidos têm-se Freire (1996 e 2014), BNCC e o Neoliberalismo, Sousa (2020), Aguiar e Dourado (2019), Arroyo (2015), Sacristán (2011). Os resultados alcançados indicam que o Currículo Municipal do Recife contempla as especificidades dessa modalidade em diversos âmbitos. Contudo, a BNCC, por ser um documento normativo referencial pelos profissionais da educação e o fortalecimento de políticas públicas, necessita promover e a inclusão e inserção da EJA em suas diretrizes a fim de assegurar o pleno direito à educação. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56124 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
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