Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56125
Share on
Title: | Inventário do horror: um estudo exploratório dos massacres escolares ocorridos no Brasil em 2023 |
Authors: | SILVA, Marcela Eduarda da |
Keywords: | Massacres em Escolas; Violência Escolar; Bullying; Discurso de Ódio; Masculinidade Tóxica |
Issue Date: | 26-Mar-2024 |
Citation: | SILVA, Marcela Eduarda da. Inventário do horror: um estudo exploratório dos massacres escolares ocorridos no Brasil em 2023. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O presente estudo analisou os sucessivos episódios de massacres ocorridos em escolas brasileiras no ano de 2023. Partindo de uma pesquisa qualitativa, do tipo análise documental, inventariamos notícias produzidas por jornais de ampla circulação no Brasil e, ainda, os dados dispostos no relatório “Ataques às escolas no Brasil: análise do fenômeno e recomendações para ação governamental (Brasil, 2023). A partir deste levantamento, identificamos que o ano de 2023 concentrou o maior número de episódios de violência extrema em nosso país, estando associados a uma dimensão cultural pautada no ódio, na cultura bélica e nos elementos de masculinidade tóxica. Além disso, encontramos como fatores explicativos aos massacres questões ligadas ao clima escolar, associando as práticas de bullying e outras formas de violência escolar aos episódios aqui em tela. Desta realidade, o inventário aqui realizado evidencia a necessidade de uma mudança cultural interna às escolas, ressignificando os currículos das instituições educativas para uma lógica cooperativa, pautada na alteridade. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56125 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC MARCELA EDUARDA DA SILVA.pdf | 297,02 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License