Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56125

Share on

Title: Inventário do horror: um estudo exploratório dos massacres escolares ocorridos no Brasil em 2023
Authors: SILVA, Marcela Eduarda da
Keywords: Massacres em Escolas; Violência Escolar; Bullying; Discurso de Ódio; Masculinidade Tóxica
Issue Date: 26-Mar-2024
Citation: SILVA, Marcela Eduarda da. Inventário do horror: um estudo exploratório dos massacres escolares ocorridos no Brasil em 2023. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente estudo analisou os sucessivos episódios de massacres ocorridos em escolas brasileiras no ano de 2023. Partindo de uma pesquisa qualitativa, do tipo análise documental, inventariamos notícias produzidas por jornais de ampla circulação no Brasil e, ainda, os dados dispostos no relatório “Ataques às escolas no Brasil: análise do fenômeno e recomendações para ação governamental (Brasil, 2023). A partir deste levantamento, identificamos que o ano de 2023 concentrou o maior número de episódios de violência extrema em nosso país, estando associados a uma dimensão cultural pautada no ódio, na cultura bélica e nos elementos de masculinidade tóxica. Além disso, encontramos como fatores explicativos aos massacres questões ligadas ao clima escolar, associando as práticas de bullying e outras formas de violência escolar aos episódios aqui em tela. Desta realidade, o inventário aqui realizado evidencia a necessidade de uma mudança cultural interna às escolas, ressignificando os currículos das instituições educativas para uma lógica cooperativa, pautada na alteridade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56125
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC MARCELA EDUARDA DA SILVA.pdf297,02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons