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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56126

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGONÇALVES, Catarina Carneiro-
dc.contributor.authorSILVA, Letícia Miranda Barbosa da-
dc.date.accessioned2024-04-26T23:05:50Z-
dc.date.available2024-04-26T23:05:50Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.date.submitted2024-04-19-
dc.identifier.citationSILVA, Letícia Miranda Barbosa da. A legislação brasileira e o direito das crianças na primeira infância à educação. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56126-
dc.description.abstractO presente artigo tem como foco central analisar como as especificidades da primeira infância têm sido contempladas nos documentos legais educacionais promulgados no Brasil entre a Constituição Federal de 1988 e a BNCC em 2017. Como procedimentos metodológicos, foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo análise documental, recaindo sobre a Constituição Federal (1988), a LDB (1996), os RCNEI (1998), as DCNEI (2009) e a BNCC (2017). Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo de Laurence Bardin (1970). Os resultados apontaram uma maior valorização às especificidades da primeira infância em documentos educacionais mais recentes, tais como as DCNEI e a BNCC. Entretanto, ainda, se faz necessário reflexões sobre a temática, visando garantir com maior efetivação o direito da criança à educação e uma compreensão de que as crianças experimentam, em nosso país, variadas formas de viverem suas infâncias.pt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInfânciaspt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectPolítica Educacionalpt_BR
dc.subjectDireito das Criançaspt_BR
dc.titleA legislação brasileira e o direito das crianças na primeira infância à educaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/2590418077243466pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1895935657182946pt_BR
dc.description.abstractxThe central focus of this article is to analyze how the specificities of early childhood have been addressed in educational legal documents promulgated in Brazil between the Federal Constitution of 1988 and the BNCC in 2017. As methodological procedures, qualitative research was carried out, of the document analysis type. , falling on the Federal Constitution (1988), the LDB (1996), the RCNEI (1998), the DCNEI (2009) and the BNCC (2017). The data were analyzed using Laurence Bardin's content analysis (1970). The results showed a greater appreciation for the specificities of early childhood in more recent educational documents, such as the DCNEI and the BNCC. However, it is still necessary to reflect on the topic, aiming to guarantee with greater effectiveness the child's right to education and an understanding that children in our country experience different ways of living their childhoods.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo pt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

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