Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56127

Compartilhe esta página

Título: Análise da compreensão de graduandos de um curso de química/licenciatura sobre conceitos associados às teorias atômicas.
Autor(es): SILVA, Maria Camile da
Palavras-chave: Química; Átomo; Perfil conceitual
Data do documento: 28-Mar-2024
Citação: SILVA, Maria Camile da. Análise da compreensão de graduandos de um curso de Química/Licenciatura sobre conceitos associados às teorias atômicas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Química Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: As disciplinas de ciências naturais, em sua maioria, são um desafio para muitos estudantes. Na Química não é diferente, uma vez que esta ciência é marcada por diversos conceitos complexos. Com isso, pensamos que meios e métodos para amenizar esses pressupostos sobre estas ciências devem fazer parte da identidade docente, uma vez que compreendemos que tornar o processo de ensino-aprendizagem de estudantes mais leve e significativo é imprescindível. Dessa forma, buscamos entender como funciona a aprendizagem de conceitos através dos perfis conceituais propostos por Mortimer, com o intuito de compreender como ocorre a apropriação destes conceitos e como podemos contribuir para um processo de aprendizagem mais sólido dos estudantes. Assim, os objetivos deste trabalho foram: analisar as concepções de estudantes do 1º período de um curso de Química/Licenciatura, sobre conceitos relacionados às teorias atômicas e suas aplicações em contextos diversos, analisando a coerência destes conceitos e a identificação das zonas de perfil conceitual apresentadas nas respostas dos participantes da pesquisa, com base nas zonas conceituais propostas por Mortimer: sensacionalista, substancialista, clássica e quântica. É válido ressaltar que discutimos sobre os principais modelos atômicos apresentados nos livros pertencentes ao PNLD que de acordo com a pesquisa realizada por Rocha, são os modelos atômicos propostos pelos cientistas Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr, e para além desses, abordamos algumas propriedades do modelo quântico, pois é um modelo reconhecido pelas zonas de perfil conceitual de átomo propostas pelo autor. Para isso, um questionário com 9 questões foi aplicado em uma Universidade Federal do estado de Pernambuco. Na construção dos dados apresentados pudemos observar que os estudantes possuem, ainda, muitos equívocos em relação à compreensão de conceitos relacionados ao átomo, e também, relacionados às características dos diferentes modelos atômicos propostos ao longo da história da ciência. Pudemos observar, também, a semelhança de propriedades atômicas apresentadas nas respostas dos estudantes, com os pressupostos publicados por diversos cientistas, os quais aparecem na pesquisa sobre os principais modelos atômicos trabalhados nos livros que pertencem ao PNLD. Outrossim, pudemos observar que os participantes desta pesquisa tiveram suas respostas emergindo de uma zona que se destacou nos dados apresentados, a clássica, zona que reconhece o átomo regido pelas leis da mecânica clássica. Além disso, pudemos analisar a presença de mais de uma zona no perfil conceitual de mais de um estudante, sendo essa zona, a quântica, na qual alguns discentes possuíam uma maior apropriação, e outros, a conheciam, porém, não conseguiam fazer associações coerentes de acordo com esta zona, que é marcada por reconhecer um átomo regido pelas leis da mecânica quântica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56127
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Camile da Silva. (2).pdf576,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons